Carregando...

LEILAO DE MOTO, TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Embora pouco famoso aqui no Brasil, leilão de motos e uma forma interessantes de adquirir produtos de qualidade, porém usados, por preços mais acessíveis.

Mais precisa,ter alguns cuidados antes de adquirir sua primeira moto de um leilão de motos. Entenda agora como funciona um leilão antes de decidir seguir em frente.

VEJA TAMBÉM: APLICATIVO DA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO NO CELULAR

Nesses leilões, as motos podem estar em perfeito estado de uso ou uma completa sucata (resultado de batida, por exemplo), por isso, é muito comum que os leilões sejam frequentados por quem tem interesse em revenda ou somente nas peças.

O motivo de haver tantas motos nestes leilões, em grande parte, é por inadimplência. Seja por não ter conseguido pagar a financeira, seja por ter levado muitas multas e não ter quitado nenhuma.

Quando é constada a falta de pagamento, a moto é apreendida e levada para o pátio do Detran, onde fica por 5 dias até o dono regularizar a situação. Depois de 3 meses parada no Detran, ela é encaminhada para um leilão.

Como participar do leilão de motos?

Como qualquer leilão, um leilão de motos é feito por um leiloeiro oficial e a moto é comprada por quem der a maior oferta. Aqui cabe salientar que a compra é pública, ou seja, todos os possíveis compradores estão recebendo as mesmas garantias que você. Algo bem estilo ao programa “Quem dá mais” do Discovery Channel.

Todas as vendas são transparentes, por isso, nenhuma moto é vendida sem antes ter seu detalhes descritos, incluindo condições de uso. Também são feitas diversas garantias para o comprador.

Sendo assim, quando o produto entra em cena, no caso a moto, é explicado todas as garantias sobre ela, seu estado e valor mínimo. Em seguida, cada cliente dá seu lance e quem der o maior lance, leva.

Se você não quiser dar um lance, basta não dar. E se achar que o lance do concorrente está muito alto, mas ainda quer arriscar, seu lance pode ser relativamente baixo, mas sempre acima do outro. Nunca menos.

Depois que a moto é arrematada, o futuro proprietário precisa entregar um cheque nominal para o leiloeiro e assina o comprovante de compra. Esse cheque irá possuir de 35% do valor do arremate para garantir a compra, mas lembre-se: Não poderá desistir depois. Só oferte se realmente tiver certeza que quer e pode comprar.

Quanto custa uma moto de leilão?

O valor de uma moto em um leilão de motos não é possível estimar. O cálculo dela é feito com base no modelo, ano de lançamento, condições de uso (se está em condições de voltar ao trânsito ou se é sucata) e quantidade de lances dados pelos clientes em potenciais.

A melhor forma de não pagar amais do que gostaria é ter uma boa quantia em mãos e pesquisar alguns modelos novos para comparar os valores antes de arrematar a sua.

O que acontece se eu for pego com uma moto de leilão?

Mas a dúvida que fica é: Comprei minha moto em um leilão de motos, posso rodar com ela em qualquer lugar? A resposta pode ser frustrante, mas isso quer dizer que você precisa redobrar a atenção na compra da moto em um leilão.

Acontece que, como já foi dito, a moto pode ter duas classificações:

  1. Sucata.
  2. Conservada.

Se for pego andando com uma moto de leilão que foi classificado como sucata, a consequência é de ter a moto apreendida sem nenhum reembolso pela compra feita durante o leilão. Além disso, caso a moto tenha tido alguma adulteração, tenha sido encontrada com placa fria ou qualquer tentativa de esconder sua origem, pode causar a resposta criminal pelo condutor.

Como devo regularizar minha moto adquirida em um leilão de motos?

De acordo com sodreasantoro, a regularização da sua moto de leilão segue os seguintes passos do Detran:

Está pensando em adquirir uma moto de leilão? Não esquece de ficar atento aos detalhes, hen? Se ficou dúvidas, não esquece de deixar nos comentários!