COMO BAIXAR O APLICATIVO DA CNH DIGITAL?

Neste artigo iremos te ajudar a entender como baixar o aplicativo da CNH digital. Provavelmente você já dever ter ouvido falar na carteira de habilitação eletrônica, afinal a novidade está em vigor em todo o Brasil, segundo a empresa responsável pelo sistema, a cobrança depende de cada estado, porém a habilitação impressa continua valendo.

Vamos saber mais sobre esta CNH e como baixá-la!

O que é a carteira de habilitação eletrônica?

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) está disponível através de um aplicativo e permite a obtenção das versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação – CNH e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (documento do veículo).

Quais as funcionalidades do aplicativo?

• Controle da carteira de motorista, os documentos de diferentes veículos;
• Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo – CRLV digital (o veículo deve estar registrado em nome do condutor);
• Realizar a indicação do principal condutor (o veículo deve estar registrado em nome do condutor);
• Adquirir avisos de recall entre outras funcionalidades em um só aplicativo, direto do celular.
Podem ficar tranquilos que esses documentos digitais possuem o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas e sua autenticidade, confiabilidade e integridade podem ser verificadas sem necessidade de acesso à internet, com o uso do aplicativo.
Essa checagem através de qualquer outro aplicativo, que não tenha sido desenvolvido pelo Serpro ou encomendado pelo Denatran, não garante a integridade dos dados contidos na

Quem pode ter a CNH Digital sem precisar ir até o Detran?

Se a sua carteira de habilitação foi emitida após maio de 2017, ela contém um QR Code impresso na parte interna e você pode obter a CNH Digital, sem a necessidade de um certificado digital ou de ir até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Segundo o Denatran, dos 60 milhões de motoristas do país, 27 milhões possuem CNHs com QR Code e podem utilizar a tecnologia.

Tirando o documento

Primeiro é necessário você possuir a CNH impressa no formato atual, com QR code e para aqueles que possuem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

Cadastro no Denatran

Cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran, após, entre no item “cadastro” do menu à esquerda, mas lembre-se de que para obter a CNH digital, após preencher o cadastro, o site avisa que enviou um link de ativação do cadastro.
Após o cadastro no Portal e Serviços do Denatran, você receberá link de autenticação por e-mail, verifique seu e-mail e ative o cadastro.

Visita ao Detran

É necessário que você vá ao Detran onde foi emitida sua carteira de habilitação impressa para confirmar seus dados, mas se optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online.
Competirá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e definir um valor a ser pago.

Curiosidade da CNH digital – Entenda como surgiu

Desde 2017, a carteira de habilitação, famosa CNH, está disponível digitalmente e como vimos, o documento eletrônico, possui o mesmo valor jurídico de sua versão impressa, podendo ser baixado em smartphones e apresentando outras funções, como conferência de infrações e alertas de recall.
Proposto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em conjunto com o Serpro, o aplicativo se aperfeiçoou e hoje em dia não há necessidade de comparecimento ao Departamento de Trânsito (Detran) e ou uso de certificado digital.
Basta que você, motorista que tenha a CNH com QR Code (que passou e ser emitida em maio de 2017) para ter acesso aos benefícios da plataforma.
Para verificar o documento no celular ou tablet, é necessário que você realize o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível nas plataformas Google Play e App Store, e se cadastrar biometricamente com a câmera do próprio dispositivo.
O aplicativo reconhece o rosto do usuário da CNH digital e, para “provar” que ele é mesmo quem está sendo identificado, pede uma “prova de vida”, consistindo em realizar alguns movimentos com o rosto, como piscar os olhos direito e esquerdo separadamente, bem tranquilo.