Carregando...

Descubra como consultar o saldo da nota fiscal

Grande parte das vezes, quando compramos algo, sempre ouvimos a mesma pergunta: “CPF na nota?”. Mas, você sabe o que isso significa? E para que serve? Caso não saiba, leia este artigo na íntegra e descubra qual é a sua utilidade, vantagens e como consultar o saldo da nota fiscal.

Todos os proprietários de empresas e pessoas físicas podem consultar o saldo da nota fiscal e visualizar, sem a necessidade de possuir CNPJ utilizando apenas o CPF.

Existem vários programas de Nota Fiscal, que visa estimular o consumidor a solicitar notas fiscais e aumentar a circulação de notas fiscais, reduzindo a sonegação fiscal e a concorrência desleal entre as empresas. Descubra como isso é feito!

Como ver saldo nota fiscal?

Nota Fiscal Eletrônica de Produto (NF-e)

  1. Visite o site da Nota Fiscal Eletrônica. Você pode pesquisar através do seu celular, mas é recomendável usar um computador para obter um melhor efeito de leitura. Em seguida, clique em “Consultar NF-e”;
  2. Em seguida, digite a chave de acesso de 44 dígitos recebida pelo DANFE, verifique o código de verificação (captcha) e clique em “Continuar”;
  3. o resultado da consulta o saldo da nota fiscal será exibido no site. Para fazer o download, você deve ter um certificado digital. Ao rolar a página para baixo, você encontrará o ícone para imprimir o documento.

Nota fiscal de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

  1. Visite o site do Conhecimento de Transporte Eletrônico. da mesma forma do portal da NF-e, recomenda-se consultar o saldo da nota fiscal em um computador. Clique em “Consultar CT-e”;
  2. Digite a senha, verifique o código de verificação (capthca) e clique em “Continuar” para ter acesso ao documento.

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Você pode consultar o saldo da nota fiscal para atestar a prestação de serviços em diver áreas e estão sujeitas à fiscalização de cada município. Portanto, cada cidade possui seu próprio mecanismo para a realização da consulta. A recomendação é procurar o endereço no site da prefeitura de seu município.

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Por outro lado, a NFC-e é consultada nos órgãos Eestaduais. É necessário visitar o site da Secretaria da Estado da Fazenda do seu estado ou Distrito Federal e pesquisar a lista de serviços.

Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (MDF-e)

Para consultar o saldo da nota fiscal o MDF-e, você deve visitar o site do Manifsto Eletrônico de Documentos Fiscais. Então, você pode usar a chave de acesso para consultar.

Quanto tempo demora para cair o saldo da nota fiscal?

O cálculo do crédito é feito após o término do prazo para registro e correção do documento fiscal, e os consumidores são avisados ​​até o terceiro mês após a emissão do documento fiscal.

 

O prazo estimado de até 30 dias úteis é informado quando for solicitada a transferência do crédito e na tela “Conta-corrente”. Caso sejam informados dados incorretos, como agências e números de contas, ou caso o consumidor não seja o proprietário, o valor será devolvido na conta-corrente da Nota Fiscal.

Como fazer para receber o dinheiro da nota fiscal?

Para esta etapa, iremos informar como exemplo a Nota Fiscal Paulista. Os consumidores no Estado de São Paulo já podem resgatar o crédito da Nota Fiscal Paulista todos os meses. Anteriormente, esse fundo era emitido apenas duas vezes ao ano: abril e outubro. Esse dinheiro pode ser transferido para conta-corrente ou poupança, ou ainda utilizado na redução do valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). O governo do estado não informou o valor médio mensal, mas o valor exato depende do custo de despesas de cada pessoa, e que claro, peça a emissão na nota fiscal (quando não é oferecida) e, além disso, deve emitir a nota como o seu CPF. Além do pagamento de crédito, as compras feitas com CPF também geram cupons, que podem concorrer a prêmios em dinheiro mensalmente.

Como conseguir o crédito?

Ao efetuar uma compra, o consumidor deve notificar o CPF ou CNPJ e solicitar a nota fiscal da entidade comercial participante da Nota Fiscal Paulista. Após o cálculo dos pontos, o consumidor deve aguardar a emissão no sistema para resgatar.

Como receber os créditos?

Efetue login no site da Nota Fiscal Paulista. No menu superior, vá até à opção “Conta-corrente” e clique em “Utilizar créditos”. Caso haja saldo, o consumidor pode usá-lo. Para fazer isso, você deve optar entre depositar o valor em conta-corrente ou poupança e notificar os dados bancários. Você pode transferir o saldo total ou apenas parte do crédito. Para concluir a transação, clique em “Confirmar” e depois em “Efetuar Transação”.

Tem prazo para utilizar o crédito no IPVA?

A transferência de créditos para redução do IPVA só é feita em outubro, o que é um desconto do IPVA do ano seguinte. Somente poderá ser utilizada a linha de crédito cadastrada no CPF do proprietário do veículo (o veículo deve estar cadastrado no mesmo CPF do titular da Nota Fiscal Paulista).

Como utilizar os créditos no IPVA?

Realizando o acesso ao sistema, vá até à opção “Conta-corrente” e clique em “Utilizar Créditos”. Clique na opção “Desconto no IPVA”. Após fazer a inserção do número do Renavam, clique na opção “Verificar”. Se o número estiver correto, o sistema irá disponibilizar o botão “Confirmar” e após isso, o campo para informar o valor a ser descontado do IPVA. Siga as instruções seguintes que o sistema irá lhe dar para concluir o processo.