
O Programa Brasil Sorridente foi criado em 2004 com o objetivo de proporcionar à população brasileira o acesso gratuito aos vários tratamentos odontológicos pelo SUS, principalmente para aqueles que não dispõem de recursos financeiros suficientes.
Portanto, o foco do plano é a abrangência nacional e a eficiência, pois o Programa Brasil Sorridente é estratégico e é atualmente reconhecido através da OMS (Organização Mundial da Saúde) como o grande plano público de saúde bucal do mundo.
Normalmente, o Brasil Sorridente realiza consultas nas unidades de atendimento do SUS, como: CEO (Centros de Especialidades Odontológicas), UPA (Unidades de Pronto-Atendimento), USF (Unidades de Saúde Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde).
Vale lembrar que além do contato com os indígenas, existem também clínicas odontológicas móveis que podem garantir o alcance do tratamento mesmo nos locais mais difíceis.
Há 10 anos, o Brasil Sorridente atendia gratuitamente aproximadamente 80 milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além do centro profissional odontológico (CEO), o projeto conta com 23.175 equipes de saúde bucal atuando em unidades básicas de saúde em todo o país, quase quatro vezes o número das 6170 equipes anteriores ao projeto.
Hoje em dia, os profissionais participantes do programa estão distribuídos em 89% das cidades brasileiras, o que equivale a 4.971 cidades.
Destas 13 novas unidades, cinco serão concluídas em simultâneo, e serão lançadas nas seguintes localidades: Terra Santa (PA), São Bernardo do Campo (SP), Luresia (RN), Macaé (RJ) e Taba (GO).
Os demais centros foram celebrados por meio do Ministro Arthur Chioro. Eles atendem aos seguintes grupos: Manaus (AM), São João da Boa Vista (SP), Angra dos Reis (RJ), Hidrolândia (GO), Águas Belas (PE), Campo Grande (MS), Aparecida (PB) e Alhandra (PB).
O Programa Brasil Sorridente é uma iniciativa louvável que promove o acesso universal à saúde bucal no Brasil.
Com foco na inclusão social e no bem-estar, este programa oferece uma gama de serviços odontológicos para pessoas que não têm condições de pagar por tratamentos privados.
Se você está se perguntando como pode se beneficiar desse programa, aqui está um guia simples e eficaz para facilitar o seu acesso ao Brasil Sorridente.
Continue lendo nosso artigo. Ao clicar no próximo botão você irá aprender:
(Requisitos para Inscrição no Programa Brasil Sorridente) e (Tratamentos com dentista disponível pelo SUS), e depois é hora da nossa série especial de (Respostas as perguntas mais Frequentes). Não deixe de conferir!