O Concurso Polícia Federal 2021 oferece 1.500 vagas divididas entre Delegado, Papiloscopista, Escrivão e Agente da Polícia Federal. Conforme divulgado no edital da Polícia Federal, além das vagas imediatas, também foi elaborado um cadastro de reserva de 500 vagas no concurso da PF.
Após um acordo judicial, a empresa e a comissão organizadora decidiram reabrir o período de inscrições para vagas especiais para deficientes. Os interessados podem se cadastrar no site do Cebraspe das 10h do dia 30 de março às 18h do dia 1º de abril de 2021. O novo período de pagamento da taxa será entre 22 e 28 de abril de 2021.
Foi publicada no “Diário Oficial da União” no dia 29 de março e a correção também está localizada na seção de aceitação do documento. Agora, o banco não precisa mais da opinião de equipes multiprofissionais e interdisciplinares, mas passou a aceitar laudos médicos. Os inscritos que enviaram documentos antes do último prazo não serão prejudicados.
Qualquer pessoa, se qualquer sexo pode fazer concurso policia federal inscrição para participar do concurso da PF, desde que seja maior de 18 anos e tenha alguma formação acadêmica. Vale ressaltar que há vagas destinadas exclusivamente para candidatos deficientes e que possam comprovar a sua deficiência, a comprovação pode ser realizada por meio de um laudo médico.
A Diretoria de Gestão de Pessoas, por conta de medidas restritivas de estados e municípios, e em função da pandemia COVID-19, anunciou o adiamento da prova objetiva e conclusiva, que valerá a partir de 21 de março de 2021, referente ao concurso público Para preencher vagas na Polícia Federal. Afirmou também publicamente que o documento será publicado no “Diário da República” em 14 de maio de 2021, e publicado na Internet no página: http://www.cebraspe.org.br/concursos/pf_21, o edital da Polícia Federal informará você sobre o horário e local do teste objetivo e do teste de debate, a data e o horário entram em vigor em 23 de maio de 2021.
É bem verdade que a idade mínima para participar do concurso da PF, porém há um mito que existe idade máxima para participar do concurso, mas não é bem assim. Não há limite máximo de idade para participar do concurso com a Polícia Federal. Existe apenas a idade mínima, que é 18 anos. A única restrição que deve ser observada é a restrição à aposentadoria compulsória.
Os requisitos básicos para o cargo de Delegado da Polícia Federal são o diploma de bacharel em Direito e três anos de atividade jurídica ou policial. Para os demais cargos como de Agente, Papiloscopista e Escrivão, é necessário ter diploma universitário em qualquer área.
O edital da Polícia Federal também contém requisitos básicos válidos para todas as posições:
No último Concurso Polícia Federal foram recebidos 147.744 inscritos e disponibilizou 500 vagas imediatas. Entre eles, 35.000 candidatos não fizeram o exame. A abstenção para os cargos representativos são por volta de 30,73% e a abstenção para os demais cargos é de cerca de 22,68%. Os dados são da comissão organizadora do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE).
Exceto para o cargo de Delegado da Polícia Federal, a prova objetiva e a prova de discurso do Concurso da Polícia Federal (PF) tiveram duração de 5 horas e foram realizadas em turnos na tarde do dia 16 de setembro de 2018.
Para o cargo de Delegado da Polícia Federal, a duração da prova foi de 4 horas e foi aplicada no dia 16 de setembro de 2018, mas para o turno da manhã. O teste discursivo também teve duração de 4 horas e foi realizado na na parte da tarde do mesmo dia.
Para ser uma agente da PF, é necessário ter uma formação, porém, cada cargo pode exigir um nível de formação diferente, confira:
A formação superior é exigida de acordo com cada cargo dentro da Polícia federal, de modo geral são as seguintes:
A próxima edição do Concurso Polícia Federal seria realizada no mês de março de 2021, porém, devido às dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus, ela teve que ser adiada e agora, está prevista para acontecer em meados do mês de maio de 2021. Porém ainda em espera, pois caso a situação do país na luta contra o vírus não melhore, a data pode ser remarcada novamente.
Como vimos anteriormente, a prova foi remarcada, anteriormente seria realizada em março, portanto a sua nova data está marcada para realização das provas em 23 de maio de 2021. Vale ressaltar novamente, que a data está sujeita a nova remarcação, porém irá depender exclusivamente da situação do país na luta contra o novo coronavírus, que hoje é o único empecilho para que a prova não tenha acontecido ainda.