Concursos menos concorridos previstos para 2021

_______________Publicidades_______________

Os contratos públicos são uma boa forma de entrar no mercado de trabalho com salários elevados. Verifique os pontos positivos e negativos da posição pública. O ingresso no mercado de trabalho por concurso é a ambição de muitas pessoas, pois a maioria dos cargos oferece salários muito superiores aos dos empregados privados. Além disso, grande parte das vagas só podem ser ocupadas com a exigência o nível médio de escolaridade.

No entanto, ao escolher uma direção de carreira, alguns fatores negativos devem ser considerados. A seguir, explicaremos de forma positiva e negativa alguns dos pontos importantes da avaliação anterior, que podem ajudá-lo a decidir se vale a pena fazer a prova de um concurso público em algum momento de sua vida. Inclusive nos concursos previstos para 2021.

_______________Publicidades_______________

O que é concurso público?

O concurso público é um processo seletivo que permite às pessoas obterem emprego ou ocuparem cargos públicos em instituições públicas, autarquias ou empresas.

O estado oferece oportunidades de forma democrática. Dessa forma, todos os interessados ​​que atenderem aos requisitos do edital poderão concorrer em igualdade de condições pelas vagas oferecidas.

Como funciona o concurso público?

Normalmente, para um concurso público, o órgão determina a necessidade de uma nova vaga e, em seguida, encaminha o pedido ao governo. A competência para a realização do concurso depende do campo do concurso, podendo ser concedida pelo Ministério da Economia para o concurso federal, pelo estado para concurso estadual ou pelo governo municipal para concurso municipal.

Essas pastas analisarão o pedido enviado e podem rejeitar ou aceitar o pedido. Se rejeitado, o agente pode fazer uma nova solicitação e enviá-la novamente. Se aceita, a agência pode dar continuidade ao processo para a realização do concurso.

_______________Publicidades_______________

A previsão da realização do concurso será informada no orçamento do governo e publicada na lei orçamentária. Após esta etapa, a autorização do concurso será publicada no Diário Oficial. Após a conclusão de todas essas etapas, o próximo passo é a formação de um comitê do concurso.

Vantagens

Ao escolher uma licitação aberta, verifique alguns pontos positivos.

Estabilidade

Esta é uma das maiores vantagens dos concursos públicos. Os funcionários aprovados podem garantir a estabilidade de seus cargos, ou seja, não podem ser desligados a qualquer tempo sem justa causa. 

De acordo com o artigo 41 da Constituição Federal, após passados três anos de exercício das atividades do cargo, ele garante a estabilidade, que é o estágio probatório. Nesse caso, a demissão ocorre apenas em circunstâncias de falhas extremas.

Remuneração

Outro fator decisivo é o salário, pois o salário médio dos cargos públicos é muito superior ao salário médio dos empregados privados, principalmente para os cargos que não exigem ensino superior. Além disso, foi estabelecido um cronograma e as horas extras são quase desnecessárias.

Experiência

Na maioria dos casos, os candidatos não possuem experiência no mercado profissional em concursos públicos. Ou seja, a avaliação é baseada apenas nos resultados obtidos no teste de conhecimentos.

Benefícios

Outro benefício é que além dos altos salários, também traz alguns benefícios. Podemos citar: vale-alimentação, vale-transporte, vale-refeição, entre muitos outros.

Desvantagens

No entanto, nem tudo nos concursos públicos são vantagens, e essa escolha tem algumas desvantagens também. Confira duas delas.

Tempo de Preparação

Não é fácil ingressar em um cargo por meio de concurso público. Isso requer muita dedicação, anos de estudo, paciência e gentileza. Por ser aberto a quase todos, não há restrições, por isso os concursos abertos são muito populares e difíceis, o que é muito comum.

Portanto, o tempo de preparação adequada é longo, por exemplo, nem sempre é possível conciliar com a universidade. Isso requer um estudo completo, o que é uma tarefa muito difícil. No ano passado, mais de 12 milhões de pessoas participaram dos concursos abertos em todo o Brasil.

Estagnação

Outra desvantagem é o problema da estagnação da carreira. Com base nos cargos inseridos, é difícil avançar na carreira e ganhar mais respeito na organização. É importante saber lidar com esta situação e ser capaz de se planejar para o futuro da melhor maneira.

Como é o processo de seleção para os cargos?

A licitação é o processo seletivo para o preenchimento das vagas públicas. O teste possui características de seleção pessoal, baseado inteiramente nos resultados do teste e outras avaliações fornecidas no anúncio, portanto é uma escolha impessoal.

O objetivo da seleção é fornecer a qualquer pessoa uma carreira segura e estável e proporcionar uma boa renda e rendimentos. As posições oferecidas variam e podem exigir um certo nível de escolaridade. O mesmo serve para os concursos previstos para 2021.

Concursos menos concorridos

  • Ancine/Aneel/Anatel: a concorrência dos órgãos reguladores geralmente não é competitiva, pois exigem formação superior, conhecimento do departamento administrativo e uma série de leis singulares, que alienam muitos participantes;
  • Autoridade Nacional de Águas: a competição também é muito pequena, pois as vagas oferecidas são de consultoria e exigem conhecimentos avançados em determinados temas;
  • BNDES: esse concurso é considerado por muitos de concorrência baixa, pois a seleção é realizada para o cadastro de reservas, e cada posição requer um treinamento muito especializado;
  • Finep: é um concurso altamente competitivo devido às inúmeros requisitos do edital;
  • Secretaria de Planejamento do Estado do Rio: neste caso, a baixa competição se deve ao fato de haver poucas vagas, o que gera frustração no cadastro por medo de superlotação.

Concursos com mais concorrência

  • Ministério Público Federal: no último concurso realizado em 2010, mais de 750 mil candidatos se inscreveram para 590 vagas de nível intermediário ou superior;
  • Polícia Federal: no último concurso, foram confirmados cerca de 120 mil inscrições para o preenchimento de 600 vagas;
  • Receita federal: no último concurso promovido pela Receita Federal, mais de 158 mil candidatos cadastraram, para 1.150 vagas de emprego, pertencentes ao Auditor Fiscal e Analista Tributário;
  • Senado Federal: na última eleição para o Senado, foram registrados 157.939 cargos para inscrições, envolvendo 246 vagas, representando 642,02 candidatos disputando uma vaga.
  • Tribunal de Contas da União (TCU): na edição anterior, 28.769 foram cadastrados como 29 vagas destinadas ao nível médio e cerca de 11.000 foram inscritos para as 70 vagas oferecidas para o nível superior.

O que é a comissão do concurso?

É um grupo de servidores públicos constituído para especificar os itens básicos da realização dos concursos públicos. Neste projeto básico, você terá as principais informações sobre a seleção da comissão organizadora e a elaboração do edital do concurso.

Em alguns casos, o projeto básico ou escopo de referência também é publicado, que é seu pseudônimo. O próximo passo é selecionar a empresa que vai organizar e executar o evento, isto é, a banca organizadora.

A comissão organizadora pode ser contratada através de licitação ou dispensa. A empresa atua junto aos órgãos na elaboração de editais dos concursos, realização d as provas, correções e definição da lista de classificação final.

Quais são as etapas do processo seletivo depois que o edital é publicado?

As etapas do processo seletivo podem variar de acordo com a complexidade do cargo ou função. Durante a fase dos concursos públicos, pode conter:

  • Avaliação de títulos;
  • Curso de formação;
  • Prova discursiva;
  • Prova objetiva;
  • Prova oral;
  • Teste de aptidão física;
  • Teste psicotécnico.

Vale ressaltar que estas são apenas algumas das etapas presentes neste processo, sendo assim, é possível encontrar outras. Considere todas as informações passadas anteriormente para fazer uma boa escolha entre os concursos previstos para 2021.

_______________Publicidades_______________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.