Ser autônomo possui diversas facilidades, mas uma grande dificuldade no meio é comprovar renda. A comprovação de renda é importante quando precisa solicitar cartão de crédito, financiar um bem ou abrir crediário. Mas como comprovar renda trabalhando como autônomo?
Antes de precisar comprovar a renda, você precisa fazer gastos comprovados. Como assim?
LEIA TAMBÉM:COMO CONSULTAR CPF GRATUITAMENTE SEM SAIR DE CASA
LEIA TAMBÉM: QUAIS AS VANTAGENS DO NUBANK EM 2020
O dinheiro que passa por sua mão precisa ser registrado em algum lugar, por isso, é importante criar o hábito de depositar na conta. Mas só isso não basta. Essa mesma conta precisa ser usada para pagar suas contas, mesmo sendo coisa boba como R$5,00 no supermercado.
Ter uma movimentação de dinheiro em seu nome é importante.
Agora que você entendeu sobre movimentar sua conta do banco, crie o hábito de tirar o extrato mensal e guardar.
O jeito como movimenta sua conta falará muito sobre sua renda e o extrato da sua conta, mesmo quando são dos bancos concorrentes, sempre são pedidos para ajudar. A comprovação de renda pelo extrato será através da movimentação mensal.
Se você for isento do Imposto de Renda, que é feito uma vez por ano e enviada para a Receita Federal, saiba que sim, você pode fazer assim mesmo.
O imposto de renda é a melhor comprovação de renda que você pode apresentar, na maioria dos casos, mas ele sempre será um reflexo do ano que passou. Por isso, é sempre bom levar os extratos bancários junto para mostrar como as coisas estão no presente.
A declaração de imposto pode ser feita diretamente com um contador.
Desde o recibo do aluguel, até o recebido do crediário da loja local que não faz inclusão no SPC. O ideal é que estes recebidos estejam assinados e totalmente preenchidos, pois comprovam não somente sua renda, mas seu histórico de bom pagador.
Para ter notas fiscais em seu nome, é possível solicitar em supermercados grandes, como atacadões, lojas, etc. Nestes casos, basta pedir para incluir o seu cpf na nota.
O DECORE, abreviatura para Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, é um documento de comprovação de renda para quem não possui CNPJ ou ligação empregatícia. É feito com um contador licenciado e serve como comprovante definitivo de renda.
Esse documento mágico é melhor do que todos seus extratos bancários juntos, uma vez que houve a orientação de um contador que fez o levantamento de informações verdadeiras. Junto com o DECORE, ainda é importante ter o comprovante do Imposto de Renda em mãos.
A comprovação de renda, sozinha, não resolve na aprovação de financiamentos, solicitação de crédito e abertura de contas. Por isso, existe algumas dicas que podem ajudar na aprovação e que você pode segui-las no dia-a-dia sem mudanças drásticas na rotina.
Faça o cadastro positivo – O Cadastro Positivo é uma modalidade criada pelo SERASA, em seu site, para dar ao consumidor uma forma automatizada de se provar um bom pagante. Nele, basta enviar fotos dos recibos, contas pagas e notas ficais que estão em seu nome, sempre que são geradas.
Esse cadastro é importante porque aumenta sua pontuação SCORE, que é a pontuação usada para decidir se você é um bom pagador, ou péssimo pagador. Quanto maior sua pontuação, melhores suas chances de ser aprovado.
Evite atrasos nas contas e negativação no CPF – O SCORE sempre diminui um pouco quando uma conta, que está em seu nome, atrasa ou é protestada. Por isso a importância de manter suas contas em dia e não atrasar nenhuma.
Gostou das dicas? Não esquece de comentar o que achou e deixar nos comentários algum complemento que faltou aqui.