Carregando...

Fazer financiamento de veículos: melhores dicas e formas

Fazer financiamento de veículos, consiste na modalidade de compra de veículos novos ou usados, que podem ocorrer de formas distintas, a critério do cliente, são elas: Crédito Direto ao Consumidor, onde o cliente recebe o crédito do banco e compra o veículo sem interferência da concessionária, Leasing onde uma empresa Leasing aluga o carro por um prazo maior, com a possibilidade de compra e o consórcio.

O consórcio é uma modalidade de fazer financiamento de veículos um pouco diferente das demais, pois nele o cliente participa de um grupo juntamente com outros participantes e todos pagam uma parcela mensal e a empresa que administra o consórcio realiza sorteios mensais de um veículo, quando o participante é sorteado, recebe o veículo. Se você está pensando em fazer financiamento de veículos não pode deixar de ler o artigo.

O que é um financiamento de veículos?

O financiamento de veículo é a compra de carros novos ou usados, que podem ocorrer de três formas diferentes:

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Fazer financiamento de veículos com o Crédito Direto ao Consumidor, significa que o crédito é dado pelo banco, e o comprador adquire o veículo sem o intermédio de uma concessionária.

A vantagem dessa forma de fazer financiamento de veículos é que as taxas permanecem as mesmas do início ao fim.

Desse modo, até a conclusão do pagamento o comprador não pode vender o veículo e  se não arcar com os pagamentos, o banco toma de volta o carro.

Consórcio

Fazer financiamento de veículos com o consórcio, significa que o comprador entra em um grupo com outros compradores, organizada pela gestão do consórcio e paga uma parcela mensal que pode ser alterada conforme o decorrer das parcelas, se o valor do veículo variar. Quando o participante for sorteado, pois, há um sorteio mensal, recebe o automóvel.

A vantagem dessa forma de fazer financiamento de veículos é que a taxa que incide sobre o financiamento corresponde a taxa de administração apenas.

Leasing

Fazer financiamento de veículos com o Leasing, significa que uma empresa que atua no ramo, geralmente um banco, aluga esse veículo por um período maior e se o cliente quiser, ele compra o carro. Quando o cliente paga todo o carro, ele passa a ser do mesmo e é transferido para seu nome, pois até a conclusão do pagamento fica no nome da empresa Leasing.

A vantagem dessa forma de fazer financiamento de veículos é que as taxas são definidas no início e não mudam ao decorrer do financiamento.

Dicas para fazer financiamento de veículos

Faça pesquisas

Realize pesquisas sobre as condições do veículo, os preços, o modelo. Os carros populares, geralmente são mais fáceis de adquirir com financiamento, pois a dívida é mais baixa.

Simule o financiamento

Antes fazer financiamento de veículos, simule o financiamento online para ter uma estimativa das condições e dos gastos, basta informar o valor de entrada, o valor do veículo e a quantidade de parcelas, com isso, o simulador informa a média do valor das mensalidades, conforme a taxa vigente.

Determine o orçamento para fazer financiamento de veículos

Determinar o orçamento antes de fazer financiamento de veículos é importante, visto que ele não pode ultrapassar mais do que 30% de sua renda integral mensal. Desse modo, você tem que encontrar um financiamento que se encaixe ao seu perfil.

Taxas de Juros

Analise as taxas de juros, antes de fazer financiamento de veículos, para constatar que as parcelas se encaixam ao seu orçamento.

Além disso, a taxa de financiamento não é fixa, pois, é relacionado com a taxa básica de juros (Selic) que é estabelecida pelo Banco Central. Ademais, cada instituição financeira ou bancária tem seus próprios preços de financiamento de automóvel.

Período de financiamento

Analise a quantidade de parcelas, sabendo que quanto menos parcelas forem estabelecidas, menos juros vão incidir sobre o financiamento.

Situação legal

Antes de fazer financiamento de veículos, analise se a documentação do carro está legal, se existem pendências ou multas.

Escolha entre o veículo novo ou usado

Antes de fazer financiamento de veículos, você tem que analisar sua situação financeira e constatar o que você pode escolher no momento, mas é importante considerar todos os aspectos, como as taxas que variam conforme a instituição financeira, o modelo e ano do automóvel, e quanto mais novo for o veículo, menores são as taxas que incidem, pois, oferecem menos riscos, visto que as chances que quebrar e o cliente para de pagar o financiamento é menor.

Forneça uma entrada

A entrada faz com que as parcelas e taxas de juros do financiamento sejam menores, pois o cliente está ofertando uma garantia para a instituição.

Analise o Custo Total do Veículo (CET)

O custo do total do veículo inclui todos os aspectos que estão integrados as prestações e por vezes passam despercebido a primeira vista como IOF, seguro, tarifas, cadastro de crédito.

Por isso, se você vê uma propaganda muito vantajosa analise todos os aspectos.

Outros custos com o veículo

Ao fazer financiamento de veículos, você deve ter em mente que o veículo terá outros custos como emplacamento se o carro for novo, combustível, seguro, manutenção, impostos, IPVA, e outros. Por isso, coloque tudo isso em seu orçamento para não pesar com o valor da parcela. 

Se o veículo for usado, peça a análise de um profissional

Se o veículo for usado, peça para um mecânico realizar uma análise, para procurar problemas que não foram vistos por você.

Se for possível, faça um teste drive

O teste drive é importante para analisar se o veículo te agrada ou não apresenta falhas no funcionamento. Por isso, se for possível, faça um teste drive.

Espere até o último final de semana do mês

No final do mês ocorre o fechamento das vendas, e os vendedores analisam seu desempenho, quanto ao alcance de metas. Dessa forma, é provável que no final do mês você encontre condições e ofertas especiais.

Ao tentar fazer financiamento de veículos posso ter meu pedido negado?

Para fazer financiamento de veículos e ter seu pedido aceito, é necessário que você tenha uma renda comprovada e o nome limpo, pois isso fornece a instituição bancária menos riscos de inadimplência por parte do cliente.