Carregando...

Transferência de dinheiro pelo WhatsApp começa a funcionar no Brasil

O WhatsApp passou a permitir a partir desta terça-feira (04) a função das pessoas transferir dinheiro para outras, bem como a forma de enviar mensagens, áudio, vídeo ou fotos. Não haverá cobrança de taxas, mas o serviço está disponível apenas para os clientes de dois tipos de bandeiras de cartões e nove instituições financeiras no país.

Com isso, o serviço que possibilita a transferência de dinheiro pelo WhatsApp estará imediatamente disponível para uma pequena parcela dos cerca de 130 milhões de usuários da plataforma no Brasil. Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, disse que a nova operação começará a ser oferecida para um pequeno número de usuários no país de modo a atrair gradualmente outros usuários. O executivo não deu detalhes sobre o percentual de usuários que hoje poderão usar o serviço e nem por quanto tempo a oferta será estendida.

De acordo com Idema, quem habilitar o recurso poderá convidar amigos e familiares para usar o pagamento no WhatsApp. Uma conta ativará automaticamente os serviços de outras contas ao enviar qualquer quantia de transferência de dinheiro. A partir daí, o contato que receberá o pagamento habilitará automaticamente o serviço. Os bancos participantes da plataforma também poderão convidar seus clientes a se cadastrarem no WhatsApp e utilizarem os pagamentos.

Transferência de dinheiro pelo WhatsApp: bacos participantes

Inicialmente serão utilizados cartões de débito, cartões pré-pagos ou combo do Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Banco Internacional do Brasil, Mercado Pago, Banco do Brasil, Nubank, Next, Sicredi e Woop Sicredi, além de cartões pré-pagos ou combinados assim como Visa e Mastercard possibilita o atendimento aos usuários do aplicativo. De acordo com o WhatsApp, como a transação é realizada por meio da plataforma da Cielo, outras empresas interessadas que desejam se tornar parceiras podem usar.

Transferência de dinheiro pelo WhatsApp: como funciona

No aplicativo de quem tem o direito de enviar dinheiro, quando quisermos enviar uma foto ou documento, quando clicarmos no ícone do clipe, aparecerá um ícone para transferência de dinheiro. Além de imagens, áudio, contatos, câmeras, locais e contatos, você também pode optar por enviar dinheiro. Para quem possui o contato do vendedor onde você compra produtos de limpeza, por exemplo, ficará mais fácil realizar o seu pagamento, sem a necessidade de andar com dinheiro, sendo necessário usar apenas o celular.

Mas atualmente, para transferir ou receber dinheiro, é necessário possuir um cartão Visa ou Mastercard, ou ainda  de um dos bancos participantes do sistema. Os cartões de débito, cartões pré-pagos ou cartões combinados, ou de bancos que são participantes podem ser usados ​​para transferências, mas os cartões de crédito não podem ser usados ​​para transferências.

As pessoas que tentarem incluir dados de um cartão que não seja emitido com uma das bandeiras ou que seja de um dos bancos participantes, não poderá fazer uma transação. Para começar, a pessoa deverá inserir os dados do próprio cartão, selecionar a pessoa para a qual enviar o dinheiro e clicar em para adicionar a transação. O destinatário irá ver o pagamento direto na conversa no aplicativo com o remetente. 

As pessoas devem ter um número de telefone do Brasil para enviar ou receber dinheiro no WhatsApp. Apenas transações autorizadas na moeda nacional do país (ou seja, reais). Não é cobrada nenhuma taxa.

Transferência de dinheiro pelo WhatsApp: segurança

Os pagamentos pelo WhatsApp são viabilizados pelo Facebook Pay, a empresa é autorizada pelo Banco Central para oferecer esse serviço no Brasil. De acordo com o diretor de operações, as transferências e pagamentos são protegidos atrás de várias camadas de segurança, como, por exemplo, PINs do Facebook Pay ou tecnologia biométrica em dispositivos que são compatíveis com essa tecnologia. Cada usuário possui seu PIN, que funciona como a sua chave de segurança de seus dados. 

O diretor falou que se a transação for realizada errado, como enviar dinheiro para a pessoa errada, o reembolso vai depender da boa vontade do beneficiário, pois o sistema não pode cancelar a transação que foi concluída.

Transferência de dinheiro pelo WhatsApp: limites

O WhatsApp estabelece limites sobre o valor por cada transação que podem ser enviadas e o número de transações que podem ser executadas em um tempo em específico. Existe a possibilidade de enviar até R$ 1.000,00 por cada transação, e podem receber até 20 transações diárias, com um limite mensal de R$ 5.000,00. Mas os bancos parceiros poderão definir um limite inferior para as transações.

Transferência de dinheiro pelo WhatsApp: como funciona o pagamento para empresas?

O WhatsApp ainda não permite pagamentos de compras por transferência. Segundo o diretor de operações da empresa, isso está sendo analisado pelo banco central. Matt Idema disse: “Vamos trazer os novos serviços de pagamento em breve”.

O executivo comentou sobre o tempo que o Banco Central leva para autorizar o funcionamento do sistema de pagamento implementado pelo WhatsApp. O serviço foi anunciado em junho do ano passado, mas foi bloqueado pelo Banco Central e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para análise no mesmo mês. Só foi lançado no final de março deste ano.

O diretor do WhatsApp, comentou: “Entendemos o tempo que levou para a aprovação dos serviços pelo Banco Central, pelas condições de pandemia e pela coincidência de lançamento do Pix”. Com essa opção de pagamento ficaria muito mais fácil a forma de pagamento de seus produtos de uso diário como os produtos de limpeza, por exemplo.