Carregando...

Como consultar débito IPVA? Confira o passo a passo

Os compromissos financeiros sempre vão aparecer em certas datas, isso acontece com a fatura do cartão, conta de luz, parcela de um empréstimo e não difere com o IPVA. E quando o IPVA está atrasado, uma série de problemas podem acontecer com você, como, por exemplo, ser barrado em um blitz e ter o veículo apreendido, além de ser multado. Aqui iremos mostrar como consultar débito IPVA e algumas informações úteis relacionadas a esta cobrança.

Como consultar o IPVA? Passo a passo

  1. Visite o site do Detran ou Secretaria da Fazenda do seu estado. Em seguida, basta inserir a placa e o RENAVAM, na página destinada a de “Serviços do IPVA” ou de “Débitos Vinculados ao Veículo”.
  2. Faça a emissão de uma gia de pagamento é chamada de Guia para Regularização de Débitos (GRD). Devido ao atraso, caso esteja atrasado o pagamento, este documento terá sido atualizado para incluir juros e taxas.
  3. Escolha a forma de pagamento: você pode pagar o valor integral ou parcelar, com aumento do valor com os juros. Para parcelar, você pode fazer o processo através do site do Detran ou pode ir até à Secretaria da Fazenda do seu estado para a negociação da dívida.
  4. A dívida pode ser paga em um banco, em um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda de seu estado ou em uma casa lotérica.

Como ver valor do IPVA 2023?

O valor do IPVA 2023 pode ser consultado online no site do Detran de seu estado, de maneira simples e rápida sem sair de casa, veja:

  1. Entre no site do Detran de seu estado;
  2. Para consultar débito IPVA em alguns estados pode haver diferença de um para o outro, sendo que a opção de consulta pode ser em “Consultar veículo”, “Consultar débitos do veículo” ou “Consultar IPVA”;
  3. Ao encontrar uma das opções acima no site de Detran de seu estado, informe a placa do veículo e o RENAVAM nos campos correntos, em alguns casos é necessário informar o CPF do proprietário do veículo também;
  4. Feito isso clique em “Consultar” ou “Avançar”, irá aparecer as informações do valo de seu IPVA 2023 e a opção de emissão da guia de pagamento.

Como consultar IPVA 2023 SP?

Não há envio da guia de pagamento do IPVA 2023 de São Paulo para as residências dos devedores. Dessa forma é necessário consultar débito IPVA na internet, veja como fazer a consulta a seguir:

  1. Acesse do site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, na página destinada às consultas;
  2. Em seguida, informe os dados solicitados, como o RENAVAM e a placa do veículo,  nos campos corretos;
  3. Após isso, você deve clicar na caixa “Não sou um robô” e, em seguida, em Consultar”. Assim você será direcionado para a página de consulta do IPVA de São Paulo.

Como puxar IPVA pela placa?

Normalmente, para consultar informações relacionadas ao veículo, como o IPVA, por exemplo, é necessário informar a placa, RENAVAM, em alguns casos o CPF do proprietário e até mesmo o chassi do veículo. Porém, existem mareiras de consultar débito IPVA apenas com a placa, através do site Consulta Pela Placa.

O site Consulta Pela Placa oferece uma série de serviços para motoristas de forma ágil e digital. No site é possível consultar com a placa, o chassi, o número RENAVAM e a situação jurídica e financeira do veículo. Os motoristas também podem obter mais informações sobre carros e proprietários no site. Na plataforma, foram realizadas cerca de 200.000 consultas e mais de 170.000 usuários satisfeitos.

Como puxar RENAVAM?

Como informamos acima, uma das funcionalidades do site Consulta Plea Placa, é informar o RENAVAM, apenas com a informação da placa do veículo para realizar a consulta. Não é fácil consultar esse tipo de informação, mas este site promete uma solução simples e digital para esse problema.

Qual é o prazo para pagar?

O prazo de pagamento do IPVA é organizado de acordo com o número final da placa do veículo. Mas, o prazo não é o mesmo para todos os estados, sendo assim, é recomendado fazer uma pesquisa sobre o calendário de vencimento do IPVA de seu estado, ou consular débito IPVA seguindo os passo a passo informados anteriormente. Ainda é possível de orientar a partir do último pagamento da dívida, caso você lembre o período que pagou.

Quanto tempo demora para baixar dívida ativa IPVA?

Após a comprovação que foram regulamentadas as circunstâncias que motivaram a inscrição do seu nome em uma protetora de crédito, devendo a instituição ou entidade responsável pelo registo proceder ao respectivo cancelamento no prazo de 5 dias úteis. Se o cancelamento não puder ser feito no prazo prescrito, a instituição ou entidade credora fornecerá comprovação periódica da dívida se não houver outras emissões pendentes.

Sabemos que o ideal é pagar as nossas dívidas em dia, incluindo o IPVA, porém, sabemos também, que há muitas pessoas que por vários motivos não conseguem fazer alguns pagamentos no prazo, e as consequências podem ser diversas, como ter seu nome negativado, em alguma empresa protetora de crédito.

Como parcelar débito de IPVA com dívida ativa?

Geralmente os débitos atrasados do IPVA são inscritos na Dívida Ativa da União, o que fará com que seu nome fique com pendências, podendo acarretar restrições no mercado financeiro. Porém, é possível negociar sua dívida, tanto no Detran de seu estado, sendo que não há garantia de conseguir a facilidade de pagar a dívida parcelada, ou negociar com a protetora de crédito, que nesse caso a mais comum é a Dívida Ativa da União. Nessas a possibilidade de conseguir o parcelamento de sua dívida é mais fácil, a negociação pode ser feita em um posto de atendimento da protetora ou online através de seu site.