Carregando...

APRENDA A EMITIR CRVL DIGITAL DO SEU AUTOMÓVEL

Neste artigo, aprenda a emitir CRVL Digital do seu automóvel, você já foi ao Detran para emitir o documento CRVL digital do seu automóvel?  Com certeza sim. Então este artigo foi escrito pra você, Leia o artigo ate o final e tire maior proveito.

Pois é, vivemos um momento de transformação digital, ou seja, cada vez mais processos estão sendo realizados nos meios digitais. Na verdade, isso faz parte do plano de governança digital do governo federal.

LEIA TAMBÉM: Como Fazer Um Empréstimo Consignado no Santander

Você percebeu a quantidade de documentos digitalizados nos últimos anos?  Na verdade, tudo o que temos feito, esta sendo digitalizados, desde as conversar com as pessoas, e também solicitar documentos até abrir uma conta!

Governança digital e seu impacto em nossas vidas

CNH Digital, CTPS digital e até carteiras de estudante agora são digitalmente gratuitas, são apenas algumas das mudanças trazidas à sociedade pelo plano estratégico de governança digital. Bem, este é um plano feito em 2016 e atualizado em 2018.

O plano determina que todos os procedimentos governamentais sejam executados de forma digital, por isso é que muitos trabalhos podem ser feitos pela Internet, inclusive com boletins de ocorrência e alguns requisitos para procedimentos governamentais.

Será que todos podem emitir documentos digitais?

Se você não tem certeza se pode usar a versão digital do Certificado de Registro e Licença de Veículos (CRLV DIGITAL), a resposta é … sim! Desde que seja a obrigação do veículo mais recente, como o IPVA. Isso é muito simples e fácil de obter.

Até o momento, o serviço está disponível apenas em 13 estados e distritos federais, e a situação do serviço deve ser alterada para 30 de junho, quando todos os estados brasileiros devem oferecê-lo.

LEIA TAMBEM: COMO ESCOLHER MEU CARTÃO DE CRÉDITO?

Imprimindo o documento do carro pelo site

Para imprimir documentos em casa, basta acessar o site do Denatran e clicar na opção “Meu Veículo” .Ao terminar, se já tiver utilizado o aplicativo CNH, será direcionado diretamente para a página de login do sistema gov.br. Ou CTPS foi cadastrado, caso contrário, será criado rapidamente.

Vamos a pratica: Imprimindo o documento do carro pelo site

Para imprimir documentos em casa, basta acessar o site do Denatran e clicar na opção “Meu Veículo” .Ao terminar, se já tiver utilizado o aplicativo CNH, será direcionado diretamente para a página de login do sistema gov.br. Ou CTPS foi cadastrado, caso contrário, será criado rapidamente.

Após o login, no canto superior esquerdo, você verá a opção “Baixar CRLV DIGITAL“, clique nessa opção e, em seguida, deverá preencher os dados do carro no formulário, ou seja, RENAVAM, matrícula, e também solicitar uma senha de segurança. (Mais ou menos como um cartão de crédito), se você não sabe para onde ir, basta clicar no ponto de interrogação que aparecerá. Ok, depois disso você irá para a página com a opção “CRLV Digital.PDF“, agora é só clicar e fazer o download. Você pode visualizar ou imprimir o arquivo (quantas vezes quiser). O código QR o tornará real, então tome cuidado para não danificá-lo.

Mais só e possível fazer isso pelo site?

Não, mas e se você estiver com medo de eventualmente esquecer de salvar este documento em casa, você também pode usar a versão digital em seu telefone de uma forma muito simples.

No aplicativo CNH Digital, você pode cadastrar os campos do carro, o processo é o mesmo, a diferença é que você não precisa imprimir nada, e caso encontre uma assertiva, pode exibir o documento no seu celular.