Carregando...

Como Consultar ITR Atrasado - Confira!

O imposto sobre a propriedade territorial rural ou como é conhecido, o ITR, possui previsão constitucional e é um tributo cobrado pela União Federal. Ele possui uma característica bastante peculiar quanto é o responsável por realizar a tributação, tendo em vista que, embora seja competência da União, os municípios podem fazer a sua fiscalização e cobrança, porém, é necessário a existência de uma lei e um convênio para que seja possível realizar essa cobrança. Se você possui uma propriedade rural, saiba que é necessário fazer esse pagamento, sob pena de incorrer até mesmo na perda do seu imóvel. Caso esteja atrasado, você precisa aprender como consultar ITR atrasado

Isso porque essa consulta e o pagamento pode fazer com que você se livre de grandes problemas relacionados a sua propriedade rural. No entanto, muitas pessoas esquecem de fazer o pagamento e acabam se desesperando. Porém, é possível fazer uma consulta e gerar um novo boleto para fazer o pagamento do imposto atrasado.

Nesse caso, se você quer saber como consultar ITR atrasado, saiba que está no lugar certo. Isso porque, abaixo, falaremos um pouco mais sobre como você deve realizar essa consulta e fazer o pagamento do seu boleto. Sendo assim, para por dentro de todas as informações que reunimos sobre o tema, continue a leitura do texto a seguir e saiba mais.

Qual o prazo para entregar o ITR?

O prazo para fazer o pagamento deste imposto vai até o dia 30 do mês de setembro. Caso você prefira fazer o pagamento de forma presencial, é necessário se atentar ao expediente das agências da Receita Federal, tendo em vista que a situação de pandemia alterou um pouco esse horário.

Como consultar o ITR?

Para saber como consultar ITR atrasado, saiba que o procedimento é muito simples e em poucos passos pode ser concluído. Tanto o proprietário do imóvel quando uma pessoa com procuração poderá ir até uma agência da Receita Federal e pedir para eles realizarem uma pesquisa da sua situação cadastral em relação ao imóvel rural que você possui. No entanto, cumpre destacar que é necessário fazer um agendamento para a realização dessa consulta.

Também é interessante destacar que as pessoas que atrasaram o pagamento do ITR terão que fazer o pagamento de uma multa no valor de 1% a cada mês atrasado. Essa multa foi lançada de ofício pelos fiscais da receita federal. Ela é calculada sobre o valor total do imposto que é devido pelo contribuinte, de modo que o valor mínimo dela não possa ser inferior a R$50. O documento foi emitido através do site oficial da Receita Federal. A seguir, separamos um passo-a-passo de como consultar ITR atrasado:

 

Em primeiro lugar, você deve visitar o site oficial da Receita Federal. Existe a opção de fazer a consulta como pessoa física ou com pessoa jurídica. Nesse caso, você deve digitar o seu CNPJ ou CPF;

Digite os caracteres que estão sendo exibidos para fazer a verificação. E, para em seguida, para finalizar, clique na opção consultar e tenha acesso a todas as informações acerca do ITR.

Como atualizar o ITR? 

A atualização deste imposto pode ser feita através do programa ITR ou Receita Net. Ambos são sites oficiais do governo federal que podem ser utilizados pelos contribuintes para fazer uma atualização do seu imposto. Além do mais, você mesmo pode arquivar em um Pen Drive a sua declaração e levar até uma das unidades da receita federal mais próxima de você. No entanto, cumpre destacar que você jamais deve interromper o pagamento deste imposto. Antes de tudo, faça a sua atualização para depois começar a pagar o novo valor, ainda que ele seja mais baixo que o anterior.

Como regularizar o ITR?

A regularização do imposto é feita a partir do programa disponibilizado pela Receita Federal. Para isso, você deve fazer o download desse programa no site oficial ou acessar a sua plataforma. Nesse caso, preencha corretamente o formulário de acordo com as informações que foram solicitadas, imprima o boleto e faça o pagamento. Desse modo, você conseguirá regularizar a sua situação cadastral e não pagar a multa por atraso no valor de 1% que é imposta a cada mês para quem acaba atrasando o pagamento do imposto.