O Cadastro Único (CadÚnico) é a principal porta de entrada para programas sociais do governo brasileiro, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros benefícios que podem fazer a diferença na vida de famílias de baixa renda.
Mas quem realmente pode se inscrever e quais os passos para isso? Neste artigo, vamos esclarecer os critérios de elegibilidade e oferecer um guia prático para garantir que você consiga se cadastrar corretamente e acesse esses auxílios.
Podem participar do CadÚnico:
Além desses grupos, o CadÚnico pode incluir famílias que estejam pleiteando benefícios específicos que utilizam o cadastro como base de concessão, mesmo que a renda familiar ultrapasse os limites estabelecidos.
Para realizar o cadastro, é preciso que o responsável pela família (Responsável Familiar) apresente alguns documentos. Veja os principais:
Mesmo que algum membro da família não possua documentos no momento, é possível realizar o cadastro e depois regularizar a documentação junto ao CRAS.
Depois de se inscrever, sua família poderá ter acesso a programas sociais como:
Cada programa possui suas próprias regras, e estar inscrito no CadÚnico não significa entrada automática nos benefícios. É necessário conferir se sua família está dentro das regras específicas de cada programa.
O Cadastro Único é um passo importante para acessar diversos programas sociais que ajudam a melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda. Se você se enquadra em algum dos critérios mencionados, procure um CRAS e faça o seu cadastro. Para mais informações, consulte o site oficial do governo.
Pronto para se cadastrar? Não perca essa oportunidade de garantir benefícios que podem transformar sua vida e a de sua família!