Primeiramente, sabemos que o Pix mudou completamente a vida financeira do brasileiro. Implementado pelo Banco Central, essa nova forma de transição transformou a economia em pouco tempo. Logo, não poderia ser diferente, pois é uma forma simples e prática de fazer pagamentos e receber dinheiro.
A princípio, desde de sua implementação, o Pix mudou completamente a vida dos brasileiros. Assim, diversas lacunas financeiras e comerciais existiam, mas quando ele surgiu em novembro de 2020, a vida dos comerciantes e cidadãos brasileiros foi afetada de uma maneira muito positiva.
Logo, vamos mostrar para você alguns benefícios que o pix trouxe para quem faz o seu uso constante. Inclusive, apesar do pix ter surgido há pouco tempo, alguns problemas financeiros já existiam há anos, e a sua chegada pode ter melhorado ou piorado a situação. Quer saber o que mudou? Nós iremos te mostrar!
A princípio, o Pix é chamado pelo Banco Central de “pagamento instantâneo brasileiro”. Assim, por meio dele, é possível transferir dinheiro em poucos segundos, sem a necessidade de investir nos TEDs e DOCs que sempre existiriam. Logo, após esse momento inicial, o pix cresce a cada dia que passa.
No geral, o pagamento via pix chega na conta em até 10 segundos. Sendo assim, podemos afirmar que é uma nova modalidade muito promissora, pois não imaginamos essas transações há dez anos. Por isso, é possível dizer que o pix é uma grande revolução financeira que surgiu no Brasil.
Além disso, o pix funciona sem parar. 7 dias por semana, 24 horas por dia. Logo, podemos dizer que ele é multifuncional. Fora que não possui taxas de manutenção para as pessoas físicas, exceto em alguns momentos. Apesar do pouco tempo, podemos afirmar que ele só tem a crescer no mercado.
Desde a sua implementação, podemos dizer que o pix mostrou ser um sistema eficaz e rápido para transações diárias. Logo, as maiores vantagens começaram a aparecer após a sua adesão pela população brasileira. Sendo assim, confira algumas vantagens do pix para os brasileiros:
É possível controlar as finanças: Com o pix, as pessoas físicas e as empresas conseguiram ter mais acesso a suas movimentações. Logo, isso aconteceu porque o registro das transações fica armazenado no celular, onde é possível identificar como anda a vida financeira de quem está usando.
Baixa burocracia: Diferente de outras modalidades, o banco não é um moderador na hora da transação. Aliás, o dinheiro cai diretamente na conta de quem vai receber, em cerca de 10 segundos. Por isso, por não precisar esperar nem mesmo de aprovação do banco, ele possui zero burocracia para existir.
Primeiramente, podemos dizer que o pix possui mais prós do que contras. Afinal, uma modalidade tão rápida e inovadora, tem como intuito não somente facilitar, mas transformar a vida financeira do país. Porém, entre algumas desvantagens, podemos citar que:
É preciso usar o celular: Para fazer uma transação, somente com o celular conectado a internet. Desse modo, sempre é necessário estar com o celular por perto para conseguir fazer essas transações. Por isso, pode ser desvantajoso dependendo do lugar que você estiver.
Não tem estorno: Caso você faça uma transação por engano, não é possível cancelar de imediato, como acontece com outras transações. No pix, esse processo deve acontecer entre a pessoa que mandou e quem recebeu, sem nenhuma interferência do banco para isso acontecer.
Por fim, podemos dizer que o pix trouxe muitas vantagens e seguranças para a sociedade brasileira. Mas, é sempre necessário ficar de olho para não acabar sendo vítima de algum golpe ou fraude. Afinal, é necessário ter responsabilidade, por mais que ele pareça simples de usar.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! Inclusive, temos um artigo super especial que vai te mostrar como solicitar um empréstimo na Geru, e se possui algum benefício para quem está precisando de dinheiro extra. Você está nessa situação e deseja descobrir? Confira no link:
Empréstimo Geru: Vale a pena investir nele?
Obrigado por seguir nosso conteúdo!
Até a próxima!