Implante Dentário Gratuito pelo SUS 2021

_______________Publicidades_______________

O nosso sorriso é a porta de entrada para muitas coisas, a simpatia e o riso das pessoas podem fazer coisas incríveis. Mas, para ter um sorriso bonito é importante manter a saúde bucal em dia. O implante dentário gratuito pelo SUS proporciona esse benefício às pessoas que precisam de tratamento bucal para voltar a sorrir.

Mas, será que é possível fazer um implante dentário gratuito pelo SUS? 

_______________Publicidades_______________

É importante que as pessoas cuidem bem dos seus dentes para não acabar perdendo e ser necessário recorrer a procedimentos caros como o implante dentário.

A importância social dos implantes dentários

Foi realizada uma pesquisa pelos estudantes de odontologia da Universidade federal de Minas Gerais, onde mostrou que as pessoas que recuperam seus dentes perdidos melhoram significativamente sua qualidade de vida. Até porque, quando a saúde de nossa boca está em dia, todos os problemas somem, como é o caso de comer, dormir e até namorar tudo melhora.

Hoje o Brasil é o país que conta com o maior número de profissionais de odontologia. E já somam mais de 300 mil dentistas.

Ao contrário, uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que em média 55,6% das pessoas residentes no Brasil não fazem consultas regulares ao dentista.

_______________Publicidades_______________

Foi revelado também que as pessoas com 18 anos ou mais, uma média de 11% teve seus dentes perdidos. E 41,5% dos brasileiros que estão na faixa etária dos 60 anos ou acima. 

Esses dados, justificam a importância social de políticas públicas que o caso dos implantes dentários através do SUS.

Antigamente as pessoas não tinham acesso à saúde bucal, até porque esse acesso era muito limitado. Consultar o dentista era ainda mais difícil. A junção desses dois fatores causou alguns danos aos dentes e a única solução oferecida pela rede pública era a extração.

Projeto Brasil sorridente

Com o intuito de modificar essa realidade, em 2003 o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Saúde Bucal. Intitulado de Brasil Sorridente, que faz várias medidas para buscar a saúde bucal e trazer de volta o sorriso dos brasileiros.

Dentre elas, as ações de prevenção e recuperação, é o caso do implante dentário gratuito.

O Brasil Sorridente aumenta o acesso das pessoas para realizar o tratamento dentário de forma gratuita através do SUS. Dessa forma, as ações e serviços do Brasil Sorridente atende pessoas de todas as faixas etárias. Os serviços são oferecidos em Unidades de Saúde Familiar, centros especializados e postos de saúde. 

Serviços oferecidos pelo programa

Veja quais são os serviços que as pessoas podem receber de forma gratuita através do Brasil Sorridente:

  • As pessoas podem ter acesso a implantes dentários
  • As pessoas podem ter acesso extrações
  • As pessoas podem ter acesso Limpezas
  • As pessoas podem ter acesso exames bucais para detecção de câncer bucal infecções ou outras doenças
  • As pessoas podem ter acesso restaurações
  • As pessoas podem ter acesso aplicação de flúor
  • As pessoas podem ter acesso retirada dos sisos
  • As pessoas podem ter acesso tratamento de cáries
  • As pessoas podem ter acesso aparelho dental gratuito
  • As pessoas podem ter acesso biópsias
  • As pessoas podem ter acesso cirurgias

Como ter acesso ao implante dentário gratuito pelo SUS

O programa Brasil Sorridente possibilita aos brasileiros o acesso a implantes dentários sem precisar pagar nada. Portanto, pessoas que são de baixa renda são preferenciais.

Em primeiro lugar, para poder ter acesso a esse benefício é necessário acessar o site do Brasil Sorridente. Por meio dele é possível verificar se a sua região já oferece esse tipo de serviço de implante dentário pelo SUS.

Se sua região já oferece esse serviço, você pode fazer a solicitação do seu implante no posto de saúde do seu bairro.

Ao chegar no posto de saúde, é necessário fazer o cadastro para fazer o agendamento de suas consultas. 

O Que são os Implantes dentários?

Nossos dentes são a porta de entrada para muitas coisas, mas infelizmente no decorrer dos anos é inevitável que aconteça a perda de alguns deles. Para isso, existe o implante dentário, que é uma cirurgia feita para repor os dentes que foram perdidos. è colocado um cilindro de titânio no osso, abaixo da gengiva com o intuito de simular a raiz do dente e em cima dessa base de titânio é colocado o novo dente.

Existem contraindicações para fazer implante dentário?

Para realizar o implante dentário, é necessário que a pessoa esteja com a saúde em dia, não apresente nenhum tipo de doença. 

O implante dentário para as pessoas portadores de doenças crônicas como, diabetes, pressão alta deve ser realizada com o acompanhamento do médico e tomando todos os cuidados. 

As pessoas que fazem uso do medicamento da classe dos bifosfonato, como os usados em neoplasia malignas, doença de Paget, entre outras, não é permitido fazer esse procedimento pois, a medicação inibe a remodelação óssea e pode ocorrer a necrose óssea.

Também não é permitido fazer esse processo em crianças e jovens que ainda não tenham o ciclo de crescimento ósseo finalizado.

Quais são os exames necessários para colocar um implante dentário?

É indicado que antes de fazer o implante dentário a pessoa faça uma avaliação de como está o osso que fica no canto inferior da gengiva, e para esse processo é necessário que o paciente realize alguns exames. É essencial realizar um desses dois:

O paciente terá que fazer uma Radiografia panorâmica, que irá mostrar a situação e altura do osso.

O paciente terá que fazer uma tomografia computadorizada, para mostrar com mais clareza a altura e largura do osso, dessa forma evita surpresas desagradáveis e possibilitando um melhor planejamento cirúrgico para que tudo ocorra bem.

O paciente ainda terá que fazer outros exames além desses dois.  Os demais exames será para verificar a saúde do paciente, como algumas possíveis infecções, as taxas, entre ela a glicose.

_______________Publicidades_______________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.