A Carteira Digital de Transporte (CDT) se trata de um aplicativo que faz junção de dois documentos em um telefone celular. A CNH Digital é um deles, que já está em vigor desde fevereiro de 2018, disponível a partir de dezembro desse ano.
Pode substituir a Carteira Nacional de Habilitação em papel. O outro é uma versão virtual do Certificado de Registro e Licença do Veículo (CRLV), comumente referido como o “documento do veículo”.
O aplicativo para Android e iPhone (iOS) pode ser usado em qualquer estado e região federal do estado, e é adequado para o Brasil ou estrangeiros que possuem documentos nos formatos tradicionais. Tudo o que você precisa saber sobre o aplicativo CDT, está disponível abaixo.
A Carteira Digital de Transporte (CDT) se trata de um aplicativo que carrega versões digitais de CNH e CRLV e tem o mesmo valor jurídico de documentos impressos. Após concluída a configuração, o aplicativo pode ser usado como uma forma de identificação pessoal e do veículo, se solicitado pelo agente de trânsito.
Não há necessidade de carregar o documento impresso com o documento virtual – basta usar o aplicativo. O download do software é gratuito, você não precisa pagar nenhuma taxa ou ir a um posto de atendimento físico para verificar o documento. Todo o processo é realizado através do smartphone.
A Carteira Digital de Transporte pode até ser usada quando parado em uma blitz, evitando que o usuário pague multa de R$ 88,38, tendo 3 pontos na carteira e ter o veículo apreendido por conduzir sem a carteira de habilitação. Se houver um problema com o dispositivo ou a bateria acabar, o agente solicitará que você forneça um documento impresso.
Em primeiro lugar, o processo de obtenção da carteira digital de trânsito já foi parcialmente digital. Afinal, existia a exigência de ir até um posto de atendimento do Denatran para verificar o registro. Agora, que o CDT foi lançado, os dados desse documento digital pode ser verificado de maneira eletrônica através do próprio aplicativo.
Quando offline, o sistema usa um QR Code na versão impressa; se houver uma conexão com a Internet, ele usa uma assinatura digital. Agora, siga os passos para registrar seu documento passo a passo.
É necessário apenas que você esteja com o seu celular. Mas você deve fazer sua lição de casa: baixe a carteira digital de trânsito antes de sair de casa (como mostramos acima) e certifique-se de carregar seu telefone. Mesmo que você seja parado em uma blitz, a versão digital do documento será aceite.
Se você tiver a Carteira Digital de Transporte (CDT) no telefone e baixou os documentos, pode deixar o registro do veículo e o certificado de licença (CRLV) em casa.
Uma cópia impressa em casa tem o mesmo efeito que um documento oficial.
Mesmo se não houver internet, a carteira e o CRLV estarão disponíveis no seu telefone – desde que você os tenha baixado antes, assim como explicado nos tópicos acima.
Vale a pena poder manter os documentos de identidade em casa, o que pode ser viável em alguns lugares, inclusive oficiais. O Regulamento nº 1.657 publicado no Diário Oficial da União em 27 de dezembro de 2018 afirma: “A CNH Digital constitui a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação e possui o mesmo valor jurídico do documento impresso”. Em qualquer caso, por ser novo, é melhor entrar em contato com as autoridades locais para verificar sua validade. Porém, em caso de blitz no trânsito, a CNH será reconhecida, não há dúvida.
Caso você cometa uma violação de uma das leis de trânsito. Nesse caso, se você possui Carteira Digital de Transporte CDT, será notificado da violação de maneira digital. Será mais prático verificar se o evento está correto. Para aproveitar essa vantagem, é necessário garantir que o órgão autuador (que registrou as infrações) tenha sido o Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE).
Para receber o desconto de 40%, às três condições a seguir devem ser atendidas: O SNE ser o órgão autuador; não deseja contestar a avaliação; efetua o pagamento em dia.
O Serpro e Denatran inicialmente forneceram as funções principais da Carteira Digital de Trânsito. No entanto, como a orientação do governo é realizar a transformação digital dos serviços públicos o mais rápido possível, muitos novos serviços serão lançados.