O passo aqui é baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, disponível nas lojas oficiais da Apple e do Google, para aparelhos Android, muito cuidado com aplicativos falsos, o aplicativo oficial é gratuito para baixar e nele está escrito o nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que desenvolveu o sistema, o acesso ao aplicativo é realizado através de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos, e para encerrar, é necessário gerar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.
1: Vá ao site do Denatran do seu estado.
2: Siga para o menu à esquerda e clique em “Cadastro”.
3: Complete todos os dados solicitados.
4: Após isso, você receberá um link de ativação de cadastro no e-mail informado.
5: Depois vá até o seu e-mail e ative o link, seguindo as orientações.
6: Após este passo, dirija-se até o Detran da sua cidade, onde você emitiu a CNH impressa, para validar os seus dados e se caso você optar pelo certificado digital, pode-se fazer todo o processo online.
7: O próximo passo é baixar o aplicativo da CNH Digital, chamado CDT (Carteira Digital de Trânsito) e novamente tenha atenção com os aplicativos falsos.
8: Você baixa o aplicativo pela Google Play (Android) ou Apple Store (iOS).
9: Depois de concluir o download do aplicativo, basta colocar o código de ativação que o Denatran enviará por e-mail, aqui será feita uma espécie de prova de vida, que consiste em uma identificação biométrica facial, para evitar que ocorra fraudes durante o processo.
10: Em seguida, você deverá colocar o número do celular e registrar uma senha de quatro dígitos, sendo que sempre que você desejar acessar sua carteira de motorista pelo aplicativo, deverá colocar a senha criada, independentemente de estar com internet ou não.
Se por caso sua carteira de habilitação não possui o QR Code, você tem duas opções, uma delas é esperar a hora de renovar a CNH para obter uma nova que já traga esse recurso.
E a outra alternativa é pedir uma segunda via do documento, sendo que a nova cópia custa em torno R$ 42,42 e deverá ser solicitada pessoalmente no Detran de sua cidade.
Apenas após você receber a versão impressa é que todo o passo a passo acima poderá ser realizado.
Você poderá acessar a CNH Digital através do aplicativo de forma off-line, ou seja, sem internet.
Porém, se a bateria do celular acabar e o motorista só estiver portando a versão eletrônica, pode pagar uma multa de cerca de R$ 88,38 e perder três pontos na carteira.
A Carteira Digital de Trânsito oferta aos usuários outras funções, sendo possível ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), aos recalls que envolvem o automóvel e infrações ligadas tanto ao carro/moto quanto ao motorista.
Após realizar o cadastro da CNH Digital, você precisa apenas selecionar a opção que deseja consultar.
O aviso de vencimento da CNH é outro benéfico do aplicativo, onde ele enviará o comunicado de alerta de vencimento com trinta dias de antecedência, assim, o você não correrá o risco de perder a licença para dirigir.
É possível você verificar multas através desta plataforma e agora no ano de 2020, uma função viabilizará o pagamento de infrações pelo Carteira Digital de Trânsito.
O Ministério da Infraestrutura disponibilizou a possibilidade de você identificar o principal condutor do veículo no aplicativo e para isto, basta que o proprietário:
-Vá na parte de meus carros.
-Clique no ícone com as informações do carro.
-Escolha a opção principal motorista.
Para apontar o principal responsável pela condução do veículo, basta que o proprietário:
-Acesse a parte de meus veículos.
-Clique na imagem com os dados do carro
-Escolha a opção, condutor.
Para terminar, é necessário que o principal condutor também tenha o aplicativo baixado no telefone e assim que for indicado por outra pessoa, o motorista deve concordar com o procedimento.
Finalizado o processo, o órgão responsável receberá a notificação e o principal condutor registrado assume a responsabilidade – que hoje a você proprietário – pelas infrações de trânsito feitas com o veículo.
Esta carteira de habilitação começou a ser emitida em todos os estados em fevereiro de 2018;
Ela possui a mesma validade da CNH em papel;
A CNH digital só é feita para aqueles que já possuem a nova CNH, com QR Code, que é um código para ser lido por agentes de trânsito, sendo que as carteiras emitidas desde maio de 2017 já possuem o QR Code;
Não é necessário ter Certificado Digital para solicitar o documento, mas o Certificado Digital, que é uma assinatura eletrônica com a mesma legalidade da assinatura física, irá tornar possível as operações pela internet, como a solicitação da CNH-e online, e ampliar a segurança do documento eletrônico;
Através do aplicativo, é possível você verificar pontos na carteira e a data de vencimento do documento;
Se caso seu celular seja roubado, basta você bloquear o documento, o que pode ser feito diretamente ao Detran pela internet caso o usuário tenha Certificado Digital;
O Certificado Digital para a pessoa física, ou e-CPF, é uma espécie de CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas, além de identificar seu portador com segurança, ele oferece confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e em diversos tipos de transações realizadas através da Internet.
Créditos: Site https://mundoconectado.com.br/artigos/v/4796/carteira-nacional-de-habilitacao-digital-como-fazer-a-sua-e-as-vantagens-de-possuir-uma
Você consegue exportar uma cópia em formato PDF com o arquivo da assinatura digital, mas atente-se de que a versão impressa continuará sendo emitida normalmente em todo o país, a novidade é que, agora, você poderá dirigir apenas com a CNH eletrônica. Legal, né?
Um detalhe importante: quando você passar por, é necessário estar com o seu dispositivo carregado, caso contrário, será considerado que a CNH não está sendo portada e a multa pode ser aplicada.
Em caso de perda ou roubo do aparelho, bloquei sua CNH digital no Portal de Serviços do Denatran para impedir o uso de sua conta e acesso aos documentos.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) já se encontra em forma digital e a expectativa é de que em breve ele seja liberado em todo o território nacional.
Apenas alguns estados dispõem deste benefício, entre eles: Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Distrito Federal, Ceará e Sergipe.
Achou nosso artigo sobre carteira de habilitação digital e como baixa-lo útil?
Deixe seu comentário a seguir!