Carregando...

Aplicativo de astronomia para ver as estrelas e planetas - Veja os melhores

Não é nenhuma novidade que a tecnologia avançou a ponto de muita gente não conseguir acompanhar sua crescente. E em meio a este avanço, uma das maiores utilidades, é a oferta de aplicativos. Portanto, para quem gosta de apreciar a beleza das estrelas e planetas, pode usar um aplicativo de astronomia.

Veja também:

Aplicativo de meditação – Conheça os melhores para Android e iOS – (meuleao.com)

Aplicativo para criar podcasts pelo celular – (meuleao.com)

 

No entanto, para quem deseja usar esta ferramente que traz muito conhecimento sobre a astronomia, deve se atentar as opções disponíveis. Pois, existem muitas, entre as boas e as nem tão boas assim. Por isso, vamos mostrar as melhores opções de aplicativo de astronomia, para te ajudar na escolha.

Quais são as melhores opções de aplicativo de astronomia?

Como já adiantamos, o aplicativo de astronomia é uma das melhores opções para quem gosta ou quer conhecer melhor as estrelas e planetas. Mas, existem em muitas opções, o que pode dificultar a escolha da melhor opção para o seu caso. Por isso, vamos listar a seguir apenas as melhores opções!

Carta Celeste/Star Chart

O Carta Celeste ou Star Chart (como é o seu nome na App Store) é provavelmente uma das melhores opções de aplicativo de astronomia, que é gratis e está entre os mais completos. Portanto, por meio dele, o céu pode ser observado em tempo real com base na posição do observador.

Para aproveitar o app, você deve direcionar a câmera do seu telefone para qualquer objeto no céu que você deseja saber o que é e tocar sobre ele para obter mais detalhes sobre o determinado objeto. Como, por exemplo, o seu nome, sua distância da Terra e a quantidade de brilho aparente no céu.

Existe ainda a possibilidade de avançar no tempo, o que é útil para prever o movimento do céu ao em um tempo de horas. Por exemplo, o app Carta Celeste oferece informações como em que direção as estrelas nascem e se põem, ou quando a lua nasce no horizonte.

Heavens-Above

O Heavens-Above é muito mais simples que o aplicativo de astronomia anterior porque não conta com uma interface gráfica dinâmica para simular o céu noturno. Além disso, é uma opção excelente para ver de forma exata as luas e planetas no céu acima de você em tempo real ou você pode escolher uma data.

Um ponto interessante do Heavnes-Above é que você pode configurar um alerta para os objetos que você tem maior interesse. Por tanto, com isso, o app te avisa, por exemplo, no momento em que a Estação Espacial Internacional estiver passando em sua localização. 

Além disso, é capaz de informar a sua magnitude (brilho) aparente, além da sua elevação considerando o horizonte e muito mais. Quando se fala dos satélites, o app informa qual é o seu fabricante e a sua data de lançamento.

Nasa App

Quando se fala em espaço, é praticamente impossível não lembrar da Nasa. No entanto, o Nasa App 100% em inglês, e oferece as últimas notícias, imagens, vídeos e mais detalhes das missões da agência espacial e muito mais. Certamente este é um dos melhores aplicativos da categoria.

Sky Map

Falando de aplicativo de astronomia, o Sky Map é um dos aplicativos mais bem avaliados no Google Play. Semelhante ao listado a seguir, permite visualizar as estrelas no céu a partir da sua localização (via GPS) ou através de coordenadas geográficas inseridas manualmente.

A proposta do Sky Map é atuar como um “planetário de bolso”. Portanto, o serviço foi desenvolvido oficialmente como Google Sky Map. Mas, depois se transformou em um projeto de código aberto, e hoje é um dos serviços mais populares para smartphones no mundo inteiro.

Star Chart AR

Assim como o Carta Celeste, o aplicativo Star Map AR exibe os planetas, luas, asteróides, planetoides e cinturões do sistema solar em realidade aumentada. No entanto, é melhor usar em um ambiente aberto, propício à observação de estrelas, para ter uma experiência melhor.

Existem duas opções para configurar a localização: a primeira é automática, com base na sua localização GPS. Outra opção é incluir manualmente suas coordenadas geográficas – latitude e longitude.

No entanto, a segunda opção oferece muita utilidade para quem quer usar o app, mas não possui acesso à internet, ou mesmo para as pessoas que desejam ver como é o céu em um lugar diferente.