Carregando...

Como fazer o seu cartão do SUS digital?

O SUS é o Sistema Único de Saúde cuja finalidade é ofertar acesso á saúde de forma equitativa e gratuita para todos os que estão no Brasil. Nesse sentido, como forma de organização de atendimentos, o SUS emite um Cartão Nacional de Saúde.

Popularmente chamado cartão do SUS e nele estão contidos todos os procedimentos e atendimentos ocorridos na rede, mas o que muitos não sabem é que existe o cartão do SUS digital.

O cartão do SUS digital surgiu para facilitar ainda mais a vida da população, por isso o Ministério da Saúde passou a disponibilizar a opção digital do cartão do SUS, que pode ser obtido de duas formas através do site ou aplicativo.

Lembrando que para obter a versão digital é necessário ter um cadastro no site do Governo Federal e ter a versão impressa. A seguir, você saberá como fazer o seu cartão do SUS digital.

O que é o Cartão Nacional de Saúde?

Como fazer o seu cartão do SUS digital?

Como fazer o seu cartão do SUS digital?

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou cartão do SUS, como é conhecido, foi desenvolvido para desenvolver um banco de dados com todos os dados e registros sobre o paciente e unificar o sistema de saúde pública.

Além disso, apresentar o Cartão Nacional de Saúde em  atendimentos não emergencial é necessário, seja em hospitais, UPAS, postos de saúde e é exigido em planos de saúde e algumas clínicas.

Ademais, atualmente é possível ter o cartão do SUS digital, através do site ou aplicativo Conecte SUS. Mas, é importante lembrar que para possuir a versão virtual do cartão do SUS é necessário ter o cartão físico e ter um cadastro no site do Governo Federal.

Por fim, o Cartão Nacional de Saúde é um documento extremamente necessário para que os cidadãos tenham acesso a atendimento não emergenciais e os atendimentos no Sistema Único de Saúde possam ser mais organizados.

Qual a finalidade do cartão do SUS digital?

O cartão do SUS digital pode ser utilizado para atendimentos no Sistema Único de Saúde, no qual é necessário apresentar o cartão do SUS, seja em versão física e agora na virtual.

Mas também, é possível que o usuário tenha dados importantes sobre seu estado de saúde, como também:

Como funciona o cartão do SUS digital?

Todo cidadão brasileiro com um CPF válido, possui o número do Cartão Nacional de Saúde, uma vez que a base de dados está incluída com a Receita Federal.

Além disso, o Cartão Nacional de Saúde permite identificar o usuário do SUS e através disso é possível conciliar dados de atendimentos ocorridos.

Desse modo, o cartão do SUS digital tem a mesma validade do Cartão Nacional de Saúde físico, mas também proporciona ao usuário outras informações como seu estado de saúde e permite que o usuário insira dados importantes sobre si.

Incluindo se tem alguma alergia, se utiliza continuamente algum remédio, insira contato de emergência e informe ao médico que faz acompanhamento do seu caso, informações importantes.