Para aqueles que tem o interesse de conseguir um diploma com menos burocracia o curso de ensino a distância pode ser uma ótima alternativa, já que oferece uma graduação ou especialização EAD (Ensino a Distância). Além disso, é uma modalidade de ensino bastante válida e poder facilitar a muitos brasileiros que desejam adquirir um diploma de forma simples. Vale destacar que, para quem deseja estudos com total conforto, praticidade e flexibilidade, podemos dizer que os cursos de ensino a distância pode ser uma boa opção, principalmente para aqueles que não conseguem se deslocar até uma faculdade ou universidade para realizar cursos na modalidade presencial.
O EAD é uma modalidade de ensino que é realizado a distância, o quer dizer ser uma ensino sem ser presencial. Atualmente, essa opção tem ganhado destaque, principalmente na pandemia causada pelo coronavírus, muitos optaram por ter os cursos a distâncias e até as faculdades e universidades aderiram esse método para impedir ainda mais a disseminação desse vírus. Além disso, para quem tem o interesse em estudar de forma simples e com mais economia, o EAD é uma excelente opção de ensino.
Hoje em dia, há uma variedades de cursos que são disponibilizados no método a distância, como técnicos, idiomas, graduações e até pós-graduações, o que é possível escolher entre as melhores alternativas de ensino. Apesar dessa forma de ensino ter ganhado destaque e muitos estudantes, ainda há muitas dúvidas em relação ao EAD. No entanto, vale lembrar que uma forma de estudar de maneira simples, que oferece maior praticidade, já que os ensinos acontecem de maneira virtual, consistindo em salas virtuais em que os alunos podem assistir às aulas, acessar conteúdos e fazer as tarefas enviados pelo professor.
Além de tudo, o EAD proporciona aos seus alunos variedades de ferramentas para eles poderem se aproximar dos estudos, como chats, videoconferências e fóruns de discussão, entre professores e estudantes, tudo de uma maneira simples e totalmente virtual, o que facilita bastante. Apesar de o ensino ser a distância, a algumas atividades que devem ser presenciais, como as práticas laboratoriais, reuniões, provas e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que variam conforme o curso realizado.
Como vimos, o EAD pode ser uma boa oportunidade para conseguir o tão sonhado diploma. Dessa forma, qualquer pessoa pode realizar o EAD, porém, devem ter conclusão no ensino médio e ter acesso à internet, uma vez que o curso é realizado de forma virtual. Tendo esses requisitos, basta escolher o curso desejado e ingressar na faculdade de interesse. Lembrando de verificar se o cursos desejado é reconhecido pelo Ministério da Educação. Para isso, é necessário acessar a página do MEC e verificar essa informações.
Após esse processo, é só preparar todos os elementos para o processo de seleção, semelhante aos cursos presenciais. Nesse caso, é preciso realizar uma prova escrita para a instituição desejada, que incluem questões objetivos, discursivas e a redação. Vale destacar que a maioria das instituições oferece a prova escrita de maneira presencial. Dessa forma, se você tem o interesse de ingressar na faculdade EAD, deve ter em mente que irá realizar a prova de maneira presencial, de acordo com a instituição de ensino. Destacando que há muitos institutos que consideram as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O EAD pode oferecer uma variedade de vantagens, principalmente para aqueles que possuem uma correria diariamente e tem o interesse de manter os estudos alinhados. Confira as vantagens oferecidos do ensino a distância:
O EAD tem o intuito de captar estudantes que desejam combinar os estudos e o trabalho. Geralmente, o EAD é destinado para aqueles estudantes que tem o interesse de ter um diploma, porém, possui pouca liberdade de tempo no dia a dia. Sendo assim, o EAD possui como público-alvo pessoas que necessita da conciliação entre estudos e trabalhos, e que possuem menor tempo livre para se deslocar até uma universidade presencial. Dessa forma, o EAD pode proporcionar aos estudantes a conseguir um diploma de forma simples, por meio de horários flexíveis, o que pode conciliar e organizar o tempo para os seus estudos.
Boa parte das preocupações de muitos estudantes em relação ao ensino a distância tem a ver com a validade do diploma. A maioria dos estudantes que tem o interesse de ingressar em uma instituição que oferece ensino a distância, tem dúvida em relação à validade do diploma e perder uma oportunidade no mercado de trabalho. No entanto, precisa ter em mente que os cursos presenciais e o EAD também são válidos pelo Ministério da Educação, seguindo os mesmo critérios, a diferença é o método de ensino, que consiste no presencial e a distância. Para isso, basta a instituição de ensino ser credenciada pelo Ministério da Educação, oferecendo os conteúdos requisitados e carga horária determinada pelo MEC. Nesse caso, o diploma disponibilizado no EAD possui validade para ser usado no mercaod de trabalho.
Destinado para os estudantes que não conseguiu uma conclusão no ensino fundamental e médio. Nesse caso, os estudantes conseguem realizar o término dos estudos mesmo a distância por meio do CEEJA (Centro Estadual de Jovens e Adultos).
Essa categoria de curso é independente do MEC e podem ser usado para um determinado setor de trabalho ou até mesmo para a preparação para concurso ou entrada em um instituição de ensino, oferecendo uma maior flexibilidade.
Cursos curtos para quem deseja ingressar de forma rápida no mercado de trabalho, que possuem regulamentação pelo MEC e certificado válido.
Curso de graduação semelhante ao presencial, porém a distância, oferecendo as mesmas cargas horários, mesmos conteúdos e diploma válida, já que é credenciado pelo MEC e possui flexibilidade de horário.
Esse é destinado para aqueles que desejam flexibilidade de horários, conciliando o estudo o trabalho. Possui as mesmas validades que o curso presencial e oferece alguns encontros de forma presencial.