Carregando...

Como funciona o Programa de Gratuidade do Senac?

O Programa de Gratuidade do Senac oferece múltiplas opções de cursos gratuitos em todo o país no decorrer do ano. Na modalidade de educação a distância, há oportunidades para cursos técnicos livres.

O programa foi criado pelo próprio Senac com o intuito de disponibilizar cursos de qualidade para pessoas de baixa renda (ou seja, com renda familiar não superior a dois salários mínimos).

É importante notar que existem requisitos específicos em alguns cursos.

O que é o Programa de Gratuidade do Senac?

O PSG (Programa de Gratuidade do Senac) é um programa do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) cuja finalidade é inserir os cidadãos de baixa renda no mercado de trabalho por meio da profissionalização.

Em outras palavras, a entidade oferece cursos gratuitos para essas pessoas por meio do programa, cursos esses que são muito valorizados nacionalmente é possuem garantia de qualidade para a formação de profissionais de excelência.

Para conseguir formar profissionais capacitados para um mercado de trabalho cada vez mais atualizado o Senac oferece cursos que segue este mesmo avenço do mercado, o ensino também é atualizado constantemente e com isso os profissionais formados nos cursos do Senac, incluindo os que são inseridos por meio do Programa de Gratuidade do Senac, são sempre adaptados a atuação do mercado atual.

Como funciona o Programa de Gratuidade do Senac?

O Programa de Gratuidade do Senac funciona inserindo cidadãos de baixa renda e que cumpra com os requisitos necessários em cursos profissionalizantes de qualidade para melhor capacitação para o mercado de trabalho. O programa abrange tantos os cursos presenciais quanto os EAD (Ensino a Distância), esses últimos se tornaram mais comuns e mais necessário em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Porém, não são todos os cursos que podem ser cursados no Senac através do PSG, e não são todos os candidatos que são aptos a obter essa gratuidade. Sendo assim, você deve consultar a disponibilidade do Programa de Gratuidade do Senac na instituição do Senac de sua região e, além disso, deve cumprir com os seguintes requisitos:

Como se inscrever no Senac Gratuidade?

Para participar do PSG (Programa de Gratuidade do Senac), os candidatos devem fazer o pré-cadastro pela Internet e, se aprovados, devem levar todos os documentos necessários à unidade do Senac de sua região para se inscrever. Veja abaixo quais são esses documentos:

Veja abaixo como fazer o pré-cadastro no Senac pela Internet:

  1. Acesse primeiro o site oficial do Senac;
  2. Depois que a página estiver totalmente carregada, selecione seu estado;
  3. Selecione o Programa de Gratuidade do Senac;
  4. Escolha a modalidade e o curso que deseja estudar;
  5. Após concluir esta operação, preencha o formulário exibido com todas as informações necessárias;
  6. Conclua seu cadastro e aguarde a divulgação do resultado para se dirigir a unidade do Senac para concluir o cadastro.

Quais os cursos gratuitos do Senac?

Os cursos técnicos gratuitos do Senac são distribuídos em mais de 49 cursos. Os interessados ​​em concorrer a uma das vagas disponíveis devem se inscrever no Programa de Gratuidade do Senac por meio do site oficial do Senac. As inscrições permanecerão abertas até que as vagas sejam preenchidas. E os resultados são divulgados na data informada pera instituição. As vagas disponíveis são preenchidas na ordem de inscrição.

Esses cursos são direcionados a alunos de baixa renda. Um dos requisitos é que a renda per capita da família não ultrapasse dois salários mínimos. Segundo o Senac, os cursos serão desenvolvidos presencialmente. No entanto, devido à pandemia Covid-19, certas atividades podem ser realizadas remotamente. Veja a seguir alguns cursos disponíveis na modalidade gratuita:

Como funciona a bolsa de estudos do Senac?

As bolsas são tanto para cursos de curta duração quanto para parciais ou integrais Em cursos com mais de 160 horas (exceto ensino superior), como certificados de qualificação profissional e técnica, as bolsas são sempre na modalidade integral.

Quem tem direito a inscrição?

Para poder fazer a inscrição, o interessado deve atender aos seguintes pré-requisitos:

Como fazer a inscrição?

O processo de inscrição e concessão de bolsas do Senac é dividido em cinco etapas, são elas:

  1. Seleção do curso;
  2. Registro de login único no Portal Senac;
  3. Registro de pedido de bolsa *;
  4. Se for confirmado que o benefício é concedido, os documentos necessários devem ser apresentados no prazo indicado;
  5. Confirmação da matrícula.

 

Se houver uma retirada ou os documentos de registro não forem entregues no prazo, as partes relacionadas redundantes permanecerão na lista de espera e receberão uma mensagem de convocação.

Como se inscrever nos cursos gratuitos do Senac 2021?

A inscrição dos cursos gratuitos no SENAC são realizadas pela Internet, portanto acesse o site oficial do Senac, e, a seguir o candidato deverá escolher a unidade mais próxima de sua residência, sendo que no Brasil estão disponíveis na região Norte, Nordeste, Sul. Sudeste e Centro-Oeste, após fazer uma escolha, é necessário selecionar o estado, procurar o PSG (Programa de Gratuidade do Senac) e depois seguir todas as solicitações do próprio site.

Porém, após a escolha de um dos cursos e a pré-inscrição, o candidato deverá ir até uma unidade do Senac. Portanto, deve levar todos os documentos exigidos durante a inscrição para formalizar sua inscrição no curso. Com isso, inicie sua formação profissional nos cursos profissionalizantes do Senac. Sendo assim, Você estará se preparando para as oportunidades futuras em sua área de seu interesse.