Carregando...

Manutenção de celulares - Curso e mercado de trabalho

Já parou para pensar que com a expansão cada vez mais crescente das inovações e vendas dos celulares a manutenção de celulares também tende a ser uma profissão cada vez mais necessária?

Faz sentido, não é mesmo? Pois um técnico de manutenção que presta bons serviços já é muito valorizado atualmente, e isso só tem projeções para o crescimento.

Com isso vale a pena investir para se tornar um técnico em celular.

O que é manutenção de celular?

A manutenção de celulares é um serviço técnico que exige conhecimentos especializados para a sua execução.

Pois o fundamental é prestar serviços de qualidade que vão ao encontro das necessidades do cliente, proporcionem resultados garantidos e construam um elevado grau de confiança entre o mercado e o profissional.

Manutenção de celulares

Imagem da canva – Manutenção de celulares

Como se tornar um técnico de celular?

Em primeiro lugar, a primeira coisa que deve ser feita é encontrar um curso que possa fornecer treinamento nesta área. Você pode escolher cursos presenciais ou online. O mais importante é que ofereça aulas de qualidade para te tornar um bom técnico em celular.

Muitas pessoas começam a trabalhar nesta área sem qualquer especialização. Embora seja possível realizar determinadas tarefas, a falta da certificação impedirá o crescimento e o desenvolvimento de profissionais na sua área de atuação. O certificado do curso de técnico em manutenção de celulares abrirá as portas para que você se torne um profissional verdadeiramente qualificado e concorra a vagas na área sempre que possível.

Qual o melhor curso de manutenção de celular online?

O melhor curso de manutenção de celulares sempre será o que te oferecer boas condições de estudo e ofereça aulas de qualidade, para que você se forme um bom profissional da área. Veja a seguir 2 opções de cursos que são considerados os melhores para você se tornar um bom técnico em manutenção:

Quanto é um curso de manutenção em celulares?

Não existe um valor exato para um curso de manutenção de celulares, cada instituição de ensino trabalha com o seu próprio valor. O custo de um curso ainda depende da qualidade do conteúdo e do ensino que o seguem. Visto que instituições sérias que contam com profissionais capacitados e oferecem ensino que qualidade irão cobrar mais caro que instituições contrárias ao descrito.

Quanto tempo demora pra fazer um curso de técnico em celular?

A duração dos cursos como o de técnico de manutenção de celulares é de 20 a 100 horas, dependendo da programação da instituição. Por exemplo, no Tecno Ponta, várias atividades são ministradas durante um período de 2 a 3 dias. Pode-se dizer que um candidato dedicado pode realizar todo o trabalho em menos de 15 dias, realizando atividades por meio de cursos online. Mas vale ressaltar, que isso é um média e não se aplica a todos os curos.

O que precisa para montar uma loja de manutenção de celulares?

Primeiramente, é indispensável que você tenha um curso de manutenção de celulares, sem uma capacitação será mais difícil prestar um serviço de qualidade e conquistar a confiança dos clientes. Além disso, também é muito importante ter um espaço onde você possa montar a sua loja de manutenção, o espaço é tão importante quanto o curso, por pouco que seja o espaço, para começar é necessário que ele exista. 

Se você já tem o curso e o espaço, deve se preocupar agora com as ferramentas necessárias para realizar os seus serviços, sem as ferramentas não tem trabalho, então este quesito é importante da mesma forma que os anteriores. Por fim, mas não menos importante, é necessário  ter um estoque de peças ou trabalhar apenas com encomendas, para ter um estoque é necessário possuir várias peças de diversos modelos de celulares, ou se preferir pode trabalhar por encomenda, quando surgir a necessidade de uma peça você faz o pedido. Porém, é necessário que você tenha um fornecedor de confiança e que tenha o envio rápido.

Como ganhar dinheiro com assistência técnica de celulares?

Para ganhar dinheiro com a manutenção de celulares, é necessário estabelecer um pequeno ponto de suporte técnico na área. Algumas pessoas até começam em casa.

Você pode se beneficiar de reparos básicos (como trocar o display) ou da parte de software do telefone celular. Algumas pessoas chegam a ganhar de R$ 3 mil a R$ 12 mil por mês neste negócio. Esses são apenas valores aproximados, porque alguns técnicos de reparos de telefones celulares têm rendimentos muito mais altos. Porque eles construíram um negócio maior.

É possível trabalhar com manutenção de celulares em casa?

É recomendado começar o seu negócio de técnico em celular em sua casa e depois de pegar experiência e mais conhecimento, expandir para uma loja mais completa. Isso o ajudará a ter uma boa experiência de trabalho e a entender como funciona o mercado antes de expandir. veja a seguir dicas de como começar a trabalhar com manutenção de celulares em casa:

Conheça o seu negócio

O primeiro passo é entender a manutenção de celulares. Muitas pessoas estudaram na universidade por muitos anos para começar um negócio ou trabalhar em uma grande empresa. Todo bom conhecimento aplicado pode produzir bons resultados.

Organize uma área de trabalho

A habilidade de consertar smartphones é incrível, depois de entender o princípio de funcionamento dos smartphones e dominar os conhecimentos necessários, você só precisa encontrar um lugar em sua casa onde possa fazer reparos de rotina.  Além disso, o melhor é usar um computador para facilitar o uso de equipamentos eletrônicos, o que ajudará em diversos serviços, mas sem ele, você também poderá iniciar seu próprio negócio.

A sua garagem ou mesmo o seu quarto de hóspedes são um bom ponto de partida, caso contrário, utilizar o seu próprio quarto e mesa também seria uma solução. O importante é começar!

A área de trabalho inicial não precisa ter todas as ferramentas necessárias para reparar falhas de hardware e software de smartphones e tablets. No entanto, com o tempo, o próprio serviço fornecerá todas essas ferramentas.

Compre as peças de reposição

Ao fazer a manutenção do hardware, é melhor ter peças de reposição para substituir algumas peças que não estão funcionando como deveriam. Isso será diferente de um modelo para outro. Portanto, é importante lembrar de classificá-los corretamente e armazená-los com cuidado para evitar confusões no futuro.

É recomendado que você compre caixas de tamanhos diferentes e faça marcações de forma que todos os itens sejam separados durante o uso. Seu fornecedor de peças de reposição deve fornecer estoque suficiente para suas peças sobressalentes. Para garantir isso, pergunte a outras lojas e fornecedores e tente negociar. Hoje, o mercado online para essas obras é enorme e você poderá encontrá-las facilmente. Até mesmo seus amigos e parentes podem ter telefones celulares com peças boas que poderão ser reutilizadas.

Criar um identidade é importante

Toda empresa necessita de um nome que seja atraente, e venha acompanhado de um logotipo. Quando seu negócio começar a decolar e seus clientes crescerem, pense nisso e crie uma marca própria para seu novo negócio.

Contratar um designer gráfico pode ajudá-lo a resolver este problema, mas não é problema encontrar referências na Internet e começar pelas coisas simples desde o início. Lembre-se de que uma boa publicidade nas redes sociais pode promover o seu negócio desde o início, atraindo inúmeros clientes e, por fim, trazendo mais clientes.

Busque as legalidades

É recomendado que você faça a abertura de uma MEI, pois não há dificuldades e nem paga nada para ter um. 

Conheça a logística

Por exemplo, você pode coletar peças sobressalentes de fornecedores ou comprar online. Você também poderá fornecer serviços de entrega de acessórios para celulares, aumentando assim o número de clientes do seu negócio. Portanto, é melhor saber como essa parte funciona, porque manter isso em mente pode tornar muitas coisas mais fáceis.

Publicidade

Após configurar todas as etapas necessárias mencionadas acima, você irá precisar encontrar uma forma de atrair novos clientes. Use a publicidade para atrair mais clientes e o conhecido marketing digital, aumentando assim o lucro do seu negócio de manutenção em casa. 

A publicidade online é mais barata e eficaz, mesmo para quem está apenas começando. Se você fizer isso bem e se concentrar na sua área, os resultados podem ser incríveis. Por meio delas, você terá uma grande chance de obter o mesmo número de clientes que as grandes lojas de sua cidade.