Carregando...

Consórcio: O que é? Vale mesmo a Pena Investir?

Consórcio: O que é? Vale mesmo a Pena Investir?

Consórcio: O que é? Vale mesmo a Pena Investir? (Reprodução: DepositPhotos)

Pensa em adquirir um consórcio, mas não sabe bem como ele funciona, nem quais os benefícios que ele pode trazer? Neste artigo, vamos te mostrar o que é um consórcio e quais vantagens ele traz para quem deseja esse tipo de financiamento! Quer descobrir quais? Vem comigo que eu te mostro!

Para começar, sabemos que os investimentos tradicionais podem ser difíceis de serem aprovados. Isso porque ele possui muita burocracia, o que desestimula o consumidor a solicitar junto ao banco. Porém, existe uma opção que é extremamente mais simples e vantajosa, o consórcio.

Por isso, vamos te mostrar como funciona essa modalidade de financiamento, se ela realmente é segura e quais benefícios ela pode trazer para quem deseja um bem ou imóvel. Afinal, nada melhor do que realizar o sonho da casa ou carro próprio com várias vantagens, não é mesmo? Confira!

O que é um Consórcio?

Basicamente, o consórcio é uma modalidade de financiamento de bens e imóveis que ocorre de maneira coletiva. Todos os meses, um grupo de indivíduos deposita uma quantia de dinheiro a fim de conseguir comprar algo. Essa quantia funciona como uma poupança que serve para todos.

Por isso, quando acabar o contrato do consórcio, o contribuinte conseguirá adquirir o item desejado depois da quitação do débito. Durante esse processo, ele poderá oferecer um lance maior a fim de conseguir uma carta de crédito e antecipar a aquisição do bem desejado.

Neste sentido, os consórcios funcionam por meio de administradoras que são fiscalizadas pelo Banco Central. Portanto, podemos dizer que a prática de consórcio não somente é legalizado, como também é bastante segura para quem deseja esse tipo de financiamento.

Quais os benefícios do consórcio?

Primeiramente, por ser um planejamento de longo prazo, podemos dizer que uma das maiores vantagens do consórcio é a organização financeira. Afinal, é necessário que você programe as suas finanças para conseguir adquirir o bem desejado. Além disso, outros benefícios existem, confira:

Consórcio não tem juros

Para começar, um dos motivos pelo qual muitas pessoas escolhem o consórcio é que ele não possui juros. Isso mesmo! Diferente dos financiamentos tradicionais, o consórcio possui apenas uma taxa para manutenção do contrato, o que beneficia o contratante por pagar menos pelo mesmo bem.

É um grande investimento

A princípio, sabemos como pode ser difícil planejar uma parte do seu salário para conseguir poupar ou investir no futuro. Com o consórcio, você programa melhor o seu dinheiro, e esse valor mensal será um grande investimento a longo prazo. Por isso, podemos dizer que ele traz planejamento financeiro.

Vale a pena investir em consórcio?

Com certeza, sim! Primeiro, você não terá tanta dificuldade para conseguir uma carta de crédito devido a facilidade de adentrar no consórcio. Além disso, a inexistência de juros faz com que o contrato seja muito mais vantajoso do que os bancos tradicionais oferecem.

Por fim, você consegue planejar melhor o dinheiro que ganha, faz investimento, e ainda consegue realizar o sonho de ter um bem tão desejado. Logo, podemos dizer que o consórcio é uma das melhores maneiras para quem deseja ter sua casa ou carro próprio. Por isso, não tenha medo de investir em consórcio!

Quer ficar por dentro do mundo das finanças? A Forbes está com um material super rico para quem deseja saber tudo do mundo financeiro. Confira no link:

https://forbes.com.br/

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! Inclusive, temos um artigo super especial sobre o profissional freelancer: o que é, quais os benefícios de investir nessa carreira e onde conseguir trabalhos. Quer descobrir tudo isso? Então, clique no link abaixo:

Freelancer: Onde ganhar dinheiro sendo um?

Obrigado por seguir as nossas dicas!

Até a próxima!