Você quer aumentar o seu score? Sabia que existem alguns mitos para começar a aumentar a sua pontuação? Neste artigo, vamos te mostrar dicas para conseguir melhorar a sua pontuação e o que não fazer para ter um score mais alto. Quer descobrir tudo isso? Vem comigo que irei te mostrar!
Para começar, sabemos que ter um score baixo pode acarretar em muitos problemas para conseguir crédito. Em alguns casos, as instituições até liberam, mas na maioria das vezes o pedido é negado, o que nos impossibilita de ter vários benefícios financeiros.
Por isso, vamos te trazer algumas dicas para conseguir uma pontuação mais alta. Além disso, se você quer aumentar o seu score, vamos te mostrar o que não fazer para conseguir ter a tão sonhada pontuação de verdade. O Score alto é o começo da vida financeira organizada, então, vamos descobrir tudo isso!
Para começar, devemos informar o que é score é a pontuação utilizada pelo Serasa para identificar quem é um bom pagador, assim como também analisa o uso de crédito pelos usuários. Ela é muito utilizada por bancos e outras instituições para conseguir liberar sistemas de crédito.
Assim, ter uma score baixo pode te impedir de conseguir um cartão de crédito, por exemplo. Por isso, vamos te mostrar algumas dicas para você deixar a sua pontuação verde – que é uma das coisas mais sonhadas por muitos brasileiros. Confira como aumentar sua pontuação abaixo:
Use o Cadastro Positivo
A ferramenta do Serasa, Cadastro Positivo, funciona como um currículo financeiro. Aqui, ela analisa contas pagas, empréstimos, solicitações bancárias etc. Manter um cadastro por aqui mostra que você é um consumidor consciente, por isso, suas chances de aumentar o score é muito maior.
Busque um planejamento financeiro adequado
A recomendação dos especialistas é que você não comprometa mais de 20% da sua renda com contas. É claro que há momentos em que isso irá acontecer, mas é necessário manter o foco e tentar quitar tudo o quanto antes. Dessa maneira, fica mais fácil conseguir uma pontuação alta de score.
Negocie suas dívidas
Para começar, sabemos que o principal empecilho para ter o score alto é o acúmulo de dívidas. Em um planejamento financeiro, devemos focar nas contas com juros mais altos, em seguida, dar prioridade às contas menores para não ficar acumuladas. Fazendo isso, sua pontuação irá aumentar consideravelmente.
Primeiramente, devemos falar que não existe um truque de mágica para conseguir um score alto da noite para o dia. Quer aumentar o seu score? Então, é necessário que você faça um programa de formiguinha e vá passo a passo atrás do tão sonhado sinal verde.
Neste sentido, alguns mitos sobre o aumento do score são divulgados por aí. Muitos sabem o que ele é, mas poucos realmente sabem como ele funciona, e quais os critérios para determinar se você realmente é um bom pagar. Por isso, confira duas coisas que não irão te ajudar a aumentar o score:
Colocar o CPF na Nota
Essa é clássica! Muitas pessoas acreditam que colocar o CPF ao realizar compras vai ajudar no aumento da pontuação. Mas isso é um mito. Isso acontece porque o Serasa avalia o pagamento de contas, além das transações cotidianas envolvendo crédito. Assim, colocar o CPF na nota não ajuda em nada.
Pagar dívidas aumenta o Score rápido
Quer aumentar o seu score? Pague suas dívidas! Mas, achar que a sua pontuação vai subir do dia para a noite é um grande mito. Isso acontece porque o processo é gradual, portanto, mesmo que você pague tudo, a pontuação só irá subir depois de algum tempo, e se você continuar pagando em dia.
Por fim, podemos dizer que não ter o nome negativado, além de um score mais alto, é um dos pilares para ter uma organização financeira adequada. Se você vai definir um planejamento financeiro, tudo isso que falamos aqui deve ser utilizado para ele ser o mais eficiente possível.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! Inclusive, você vai sair de férias? Temos um artigo super especial para te mostrar como organizar o dinheiro que você vai receber, e conseguir curtir esse momento tão especial com sossego! Quer conferir? Clique no link abaixo:
Vai Sair de Férias? Veja Dicas para Organizar as Finanças!
Obrigado por seguir as nossas dicas!
Até a próxima!