Carregando...

Cartão de crédito: Pagar o mínimo ou parcelar a fatura? Qual o melhor?

Você tem o hábito de analisar os gastos do cartão de crédito para conseguir ter uma vida financeira mais equilibrada? Neste artigo, vamos te mostrar se possui algum benefício em parcelar a fatura, ou se é vantajoso pagar apenas o valor mínimo oferecido pelo banco. Quer saber tudo isso? Vamos conferir!

A princípio, os gastos do brasileiro com cartão de crédito estão mais altos do que nunca. Segundo pesquisa realizada pela Abecs, em 2021, mais de 40% das transações de crédito foram somadas às feitas no ano anterior. Sendo assim, podemos dizer que tem muitas faturas sendo pagas por aí.

Logo, vamos te mostrar se pagar o mínimo da fatura é uma boa opção para quem não tem dinheiro. Aliás, vamos te mostrar também se essa opção é mais vantajosa do que parcelar a fatura, que é uma prática muito comum que os bancos oferecem para seus clientes. Quer conferir? Veja abaixo!

Cartão de crédito: Pagar o mínimo ou parcelar a fatura? Qual o melhor?

Cartão de crédito: Pagar o mínimo ou parcelar a fatura? Qual o melhor? (Reprodução: Google)

Como funciona o parcelamento da fatura?

Primeiramente, podemos definir o parcelamento da fatura como uma forma de dividir o valor total da fatura fechada, onde você deverá pagar apenas a primeira parcela, e as demais serão incluídas nas suas próximas faturas. Sendo assim, isso é bastante comum nos bancos e exige algumas taxas.

Geralmente, essa opção aparece quando o cliente não tem o dinheiro para pagamento da fatura, mas não quer ficar em débito com o banco para evitar ter juros muito altos sendo cobrados. Logo, por conta disso, é comum que os bancos cobram taxas para quem opta por realizar esse tipo de transação.

Entretanto, por mais que pareça vantajoso, é necessário ter cautela com esse tipo de transação. Isso acontece porque os valores restantes vão aparecer nas suas próximas faturas, o que irá aumentar a cobrança sobre você, pois será necessário cobrir os gastos nos próximos meses. Portanto, tenha cuidado para não ficar mais endividado com esse tipo de prática.

Cartão de crédito: como funciona o pagamento mínimo?

Primeiramente, quando você não consegue quitar todo o valor da fatura em aberto, o banco oferece a opção de pagamento mínimo. Sendo assim, é um valor ofertado para que você não fique em débito, principalmente quando não tem condições de quitar o valor total da sua fatura.

Entretanto, uma coisa que acontece nesse tipo de transação é que ela compromete o valor de saldo do seu cartão. Logo, isso acontece porque somente o valor pago é liberado, e o restante do crédito não pode ser utilizado. Neste sentido, pode não ser vantajoso para quem usa muito o cartão.

Aliás, vale salientar que existem cobranças de taxas e juros para realizar esse tipo de operação. Portanto, esses valores são adicionais à cobrança restante da fatura, o que pode ocasionar em uma bola de neve de dívidas. Logo, não deixe esse tipo de coisa prejudicar a sua organização financeira.

Qual é melhor? Pagamento mínimo ou parcelamento?

Primeiramente, podemos afirmar que parcelar a sua fatura é a melhor entre as duas opções. Afinal, com essa modalidade é possível ver quais valores serão cobrados nas faturas seguintes, melhorando a possibilidade de se organizar financeiramente para não precisar mais passar por essa situação.

Inclusive, as taxas e juros que são cobradas no parcelamento são mais acessíveis do que as cobradas quando pagamos apenas o valor mínimo. Sendo assim, é uma excelente opção para fugir da negativação e acumular mais juros, quando não temos todo o dinheiro para a fatura do cartão de crédito.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! Aliás, temos um artigo incrível que vai te mostrar alguns erros muito comuns que as pessoas cometem quando vão dar entrada nas suas aposentadorias. Quer evitar de passar qualquer problema na sua solicitação? Confira abaixo:

Aposentadoria: Não cometa esses erros ao dar entrada!

Obrigado por seguir as nossas dicas!

Até a próxima!