Publicidade

Segunda via da conta de Água

Nesse período de crise financeira, muita gente perdeu os seus empregos ou passou a ter dificuldade para pagar as dívidas. Mas você sabe como funciona o atraso no pagamento da conta de água? Quantos dias pode atrasar? Como fazer para pagar a sua conta e como tirar a segunda via da conta de água? Se a resposta for não, você pode encontrar todas essas informações e muito mais no artigo abaixo, confira!

Publicidade

Segunda via da conta de Água

Confira aqui diretamente como solicitar a sua segunda via:

Quantos dias pode atrasar a conta de água?

De acordo com a legislação brasileira e com o documento dos Direitos Humanos, a água é um direito de todos os cidadãos. Nesse contexto, o fornecimento desse bem precisa ser garantido por um período de, no mínimo, três meses mesmo que o usuário encontre-se com débitos junto à empresa que presta esse serviço. Sendo assim, caso você esteja com o pagamento atrasado, ninguém vai cortar a sua água a menos que complete 90 dias de atraso.

Publicidade

No entanto, apesar de não poder cortar o fornecimento de água, a empresa pode diminuí-lo. Sendo assim, não deixe essa conta atrasar e, assim que possível, solicite uma segunda via da conta de água para colocar ela em dia, pois é muito importante ter o fornecimento regulado para que você não precise passar pelo problema de ter que ficar sem água na sua residência.

Como pagar conta de água em atraso?

Se você está com a conta de água atrasada, para pagar ela você precisa dirigir-se até uma das agências da empresa de saneamento da sua cidade e falar com um atendente para conseguir a segunda via da conta de água, que vai representar o valor em atraso + multas e juros que podem incidir no valor da conta. Com ela em mãos, você pode dirigir-se até uma casa lotérica e pagar o seu boleto.

Se preferir ou caso você precise fazer isso, ao solicitar a segunda via da conta de água, você pode renegociar a sua dívida para que ela fique viável de ser paga, ou seja, você pode pedir desconto no valor total, pode parcelar o valor que está devendo e muito mais. Assim, de forma parcelada, você pode pagar as suas dívidas em atraso e então não vai correr risco de ficar sem o fornecimento de água potável na sua residência.

Publicidade

Tem como dividir conta de água atrasada?

Sim, tem como dividir a conta de água que está atrasada! Especialmente depois da pandemia de coronavírus, período no qual muita gente perdeu os seus empregos ou passou a receber menos dinheiro por eles, algumas empresas passaram a adotar sistemas de bônus todas as vezes que o cliente paga as suas contas em dia e também passou a criar formas de renegociar as dívidas em atraso para que todo mundo consiga arcar com os custos do fornecimento de água.

Entre as formas de renegociação, existem várias. Por exemplo, você pode pedir uma segunda via da conta de água que parcele a sua dívida em valores menores, pode pedir desconto na hora de renegociar a sua dívida, ainda dá para falar com um atendente para que você possa ter condições especiais de pagamento, receber brindes e muito mais vantagens.

Como puxar conta de água pela internet?

Antes de mais nada, é preciso saber que cada estado possui a sua própria empresa de saneamento básico, portanto, pode ser que a forma de puxar a conta na internet seja um pouco diferente dependendo de onde você esteja. No entanto, de uma forma geral, o que você precisa para tirar a segunda via da conta de Água é:

  1. Entre no site da empresa do seu estado (caso esteja disponível, também dá para fazer isso através do aplicativo da empresa);
  2. Faça o seu cadastro usando o número do CPF da pessoa que está cadastrada a conta de água;
  3. Faça login na página;
  4. Selecione os boletos que você deseja tirar a segunda via e imprima;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.