Carregando...

Como limpar seu nome de um jeito simples saiba mais

  1. Limpe o nome pelo site da SERASA

    Com seu acesso criado e com seus dados confirmados, vá até o painel no site indo em início. É a primeira tela que aparece após o login. Logo de cara, o site indica as primeiras dívidas em aberto e, caso já tenha alguma proposta de acordo, já indica o desconto no valor total.

    Mas se tiver mais dívidas e queira priorizar alguma ordem, vá em Meu CPF, no menu superior, depois clique em Dívidas Negativadas. A página seguinte vai te mostrar a lista de dívidas em aberto, detalhes da empresa responsável pela dívida e data do contrato. Estas informações são úteis para o caso de não ter um acordo disponível pelo site, permitindo que entre em contato diretamente com a empresa responsável.

    As dívidas negativadas são as que causam restrição no CPF, ok? Mas no site também irá mostrar dívidas antigas, que seguem aberto, mesmo tendo passado 05 anos. De acordo com Lei do consumidor, após 05 de inadimplência a dívida caduca (é “esquecida”) e é retirado do histórico do CPF, porém, a dívida segue em aberto com a empresa credora e seu pagamento faz melhorar o SCORE.

  2. Limpe o nome direto pela empresa credora

    Se no site da SERASA não houver nenhum acordo, pegue os dados da empresa e da dívida no site e busque pelo telefone da empresa na internet. Dívidas antigas costumam ser compradas por escritório de cobrança, então não adianta ligar para a empresa original onde foi feita a dívida.

    Por telefone, falando diretamente com o atendente, é possível resolver sobre a forma de pagamento, descontos e prazos. O pagamento, quando feito online, costuma compensar em questões de horas e a retirar a dívida negativada de seu nome em até 24h após a baixa do pagamento.

  3. Dica: Faça um acordo para pagar menos!

    Algumas empresas preferem fechar um acordo de pagamento à vista, aceitando menos do que é o valor original da dívida e esquecendo de juros e multas de atraso. Isso ocorre porque eles possuem a garantia de que vão receber alguma coisa, o que é melhor do que não receber nada.

    Por isso, tenha tato ao falar com o atendente. Explique quanto tem disponível para quitar a dívida inteira e verifique se é suficiente para receber um bom desconto.

    Outra possibilidade é pedir que o atendente veja qual é o maior desconto possível, caso a dívida for paga no mesmo dia. Nesses casos, muitos atendentes recebem comissão por dívida resolvida, então ele vai fazer o que é possível para lhe dar o maior desconto que tiver disponível. Mas nunca se esqueça que ele depende do sistema liberar o desconto.

    E aí, gostou das dicas? Conta nos comentários o que achou!