Carregando...

Poupança: Ainda vale a pena? Veja se ainda tem benefícios!

Você sempre ouviu falar da poupança e dos seus benefícios para quem investe nela? Neste artigo, iremos te mostrar algumas informações sobre a famosa caderneta, que podem mostrar que investir nela não é tão bom quanto muitas pessoas espalham por aí. Quer conferir? Iremos te mostrar!

Para começar, é muito comum ouvir de pessoas mais velhas que devemos poupar dinheiro. Isso, obviamente, é uma grande verdade. Mas, o que eles também dizem é que devemos investir na famosa caderneta de poupança. Porém, será que ainda vale a pena deixar nosso dinheiro lá?

Por isso, trouxemos alguns dados sobre a poupança que podem mostrar que esse famoso investimento pode não ser tão vantajoso como foi um dia. Afinal, não é porque algo é indicado que realmente vale a pena para as nossas finanças pessoais, não é mesmo? Confira abaixo:

Poupança: Ainda vale a pena? Veja se ainda tem benefícios!

Poupança: Ainda vale a pena? Veja se ainda tem benefícios! (Reprodução: DepositPhotos)

Poupança: O que ela é? Como funciona?

Primeiramente, a poupança é uma reserva financeira, que tem como objetivo poupar dinheiro para momentos futuros. Em geral, a conta poupança serve para guardar o dinheiro, e geralmente não é movimentada enquanto ele estiver lá. Além disso, ela também possui rentabilidade fixada por lei tendo como base a Taxa Selic.

Por isso, não é possível receber dinheiro nessa conta. Mas, é possível ter uma rentabilidade futura com o investimento feito nessa conta. Em geral, o Banco Central determina qual é a porcentagem de lucros que a famosa caderneta pode oferecer ao usuário.

No entanto, com o passar do tempo, algumas pessoas começaram a ver que a poupança pode não ser uma boa opção para investir o seu dinheiro. Isso acontece porque ela demonstra ser um investimento defasado, que não oferece muitos benefícios para aqueles que optam por ela.

O que não te contaram sobre a famosa caderneta

Como mencionado, a caderneta de poupança é bastante famosa no meio financeiro, especialmente entre aqueles que possuem finanças guardas há muito tempo. Entretanto, ela pode não ser uma boa opção para deixar o seu dinheiro guardado. Confira 5 razões para não investir na poupança:

Sem rendimento diário: Para começar, podemos dizer que esse é o principal motivo para não investir na poupança: o rendimento do seu dinheiro não acontece diariamente, mas sim depois de um período de 30 dias. Ou seja, se você resgatar o dinheiro antes do prazo, não irá receber nada a mais por ele.

Não está acima da inflação: Geralmente, podemos dizer que a poupança não é vantajosa porque pode perder para a inflação constantemente. Logo, ao deixar o seu dinheiro parado, é possível que ele valha menos ao ser retirado do que quando entrou. Ou seja, você está perdendo dinheiro ao invés de ganhar.

Rentabilidade baixa: Em geral, os percentuais de lucros com a poupança tendem a ser extremamente baixos, principalmente quando comparados a outros investimentos. Neste sentido, ela não oferece uma boa remuneração a médio prazo, sendo necessário aguardar muito por um retorno muito pequeno.

Não contribui na educação financeira: Um erro ao investir na poupança é continuar na zona de conforto. Assim, você não busca outras alternativas mais interessantes e rentáveis. Logo, sua educação financeira não irá melhorar investindo em uma conta que não te dará muito lucro.

A Maior Verdade sobre a Poupança

Não é um investimento: Sim! Podemos dizer que, devido a baixa rentabilidade e rendimento, a poupança sequer pode ser considerada um investimento. Basicamente, ela possui um sistema similar ao de um cofre, onde você apenas guarda o dinheiro, mas que não tem resultados grandiosos a longo prazo.

Por fim, podemos dizer que existem investimentos mais interessantes para quem deseja começar a guardar o seu dinheiro em algum lugar. Por isso, identifique qual tipo de investidor é você e procure o lugar mais adequado para gerenciar as suas finanças.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! Aliás, temos um artigo super especial que mostra alguns aplicativos super interessantes que podem te ajudar na organização das suas finanças pessoais. Quer começar um planejamento e não sabe como? Eles poderão te ajudar! Confira:

Finanças pessoais: 2 mitos e verdades sobre elas!

Obrigado por seguir as nossas dicas!

Até a próxima!