Muitas pessoas ainda acreditam que a manutenção de computador geralmente se limita à intervenção no sistema operacional e do software para evitar a lentidão do computador. No entanto, este é apenas um dos benefícios dessa intervenção.
Na verdade, o pessoal de manutenção pode fazer uma análise mais aprofundada, incluindo backup, atualização do sistema, limpeza de componentes de hardware, verificação de teste e avaliação da estrutura interna e externa da máquina.
O que é manutenção de hardware?
A manutenção de hardware é uma parte da manutenção de computador que trabalha com as peças físicas, como: memória, HD e processador, por exemplo. Ela é muito importante para manter um bom funcionamento do PC, buscando fazer limpeza onde necessário e trocas quando os componentes não estiverem mais com condições para serem usados.
Como realizar uma manutenção preventiva em um computador?
Se você não pretende gastar seu dinheiro pagando por uma manutenção de computador, pode fazer você mesmo manutenções preventivas. Veja o passo a passo a seguir de como fazer:
Primeiro passo: abra o computador
Antes de abrir o computador, siga as dicas abaixo para preparar o local para a manutenção de pc:
- É melhor usar uma mesa grande sem nenhum item em cima;
- Se se sentir melhor, levante-se e trabalhe para ter mais liberdade de movimentos;
- Escolha um local com bastante luz.
Segundo passo: remover os componentes do computador
- Desconecte todos os cabos do computador (fonte de alimentação, mouse, telefone, teclado, monitor, rede,impressora, etc.);
- Abra o gabinete do computador (algumas pessoas erroneamente chamam de CPU), remova os parafusos traseiros (alguns teram apenas presilhas) e, em seguida, subtraia a tampa de metal.
- Guarde os parafusos ou presilhas junto com a tampa de metal em um local que não afete a manutenção.
Terceiro passo: remover e limpar o processador e outros componentes
- Posicione o gabinete de forma que você possa acessar facilmente seu interior. Se houver necessidade, incline-o;
- Desconecte todos os cabos que fixam os componentes na placa-mãe, como HD, disquetes, CD / DVD e os componentes que conectam a fonte de alimentação (a grande caixa de metal instalada na parte traseira do chassi) aos componentes. Se necessário, use uma etiqueta para identificar cada cabo ou desenhe um “mapa” para saber depois onde estava conectado cada cabo;
- Em primeiro lugar, remova os componentes de fácil acesso e lembre-se de guardar os parafusos usados para fixá-los, tomando cuidado para não deixar cair nenhum componente ou danificá-lo com uma chave de fenda ou chave Phillips. Além disso, tente não tocar no circuito, buscando sempre manuseá-lo por sua borda;
- Preste atenção especial ao HD (Hard Disk Drive) e com os pente de memória RAM. O HD não deve ser afetado por impactos, e os pentes de memória devem ser embalados em embalagem própria ou em papel;
- Além de ser um componente difícil de extrair, não há necessidade de desmontar a placa-mãe porque ela pode ser reparada diretamente no gabinete;
- Remova a fonte de alimentação;
- Primeiro, use escovas e ventiladores para remover a poeira do gabinete e da placa-mãe. O ventilador ajuda a retirar o pó do interior (pode ser usado com um pincel simultaneamente, ou primeiro com um acessório e depois com o outro);
- Use apenas o pincel para limpar cada componente e remover a poeira. Para aqueles dispositivos com um circuito de conexão ao slot do computador (o slot são os encaixes usados para conectar a placa-mãe e a memória), use borracha branca para limpar suavemente os contatos da placa-mãe e os contatos da memória (a parte que corresponde ao slot). Feito isso, remova os resíduos usando um pincel.
Quarto passo: Finalize a manutenção
- Após fazer a limpeza de cada componente, reinstale-os no computador e feche o gabinete.
- Reconecte os cabos retirados anteriormente ao monitor, impressora, mouse, teclado, etc.
- Ligue o computador e veja se tudo está funcionando como deveria.
Quais são as vantagens de aderir um plano de manutenção preventiva?
- Melhor desempenho: as máquinas que são submetidas a manutenções frequentes tendem a apresentar melhor desempenho, o que ajuda a aumentar a produtividade geral dos funcionários;
- Disponibilidade e estabilidade do serviço: é essencial ter um sistema que possa continuar operando. O tempo de inatividade para reparos inesperados representa uma perda de produtividade para a equipe. Esta situação é o que o pessoal de manutenção está tentando eliminar.
- Reduzir custos: como o plano a máquina tem uma vida útil mais longa e pode continuar a trabalhar com desempenho superior por mais tempo, a frequência de substituição do computador é reduzida;
- Segurança de dados: Muitas ameaças podem comprometer a integridade de registros de negócios – vírus, hackers e queima de disco rígido são apenas alguns deles. A manutenção regular garante que o sistema e os bancos de dados protegidos sejam atualizados.
Como fazer manutenção de hardware?
A manutenção de computador na parte de hardware segue a linha da manutenção preventiva descrita acima, porém, ela vai mais além. Enquanto a preventiva visa cuidar dos componentes para para que não apresentem problemas, a manutenção de hardware é feita com a intenção de reparar algum problema.
Sendo assim, de acordo com o problema apresentado, você deverá seguir os passos da preventiva para remover o componente com defeito e repará-lo ou fazer a troca por um novo caso não tenha conserto.
Quais são os tipos de manutenção?
Em diferentes departamentos e diferentes tipos de manutenção de computador, três são de maior importância e aplicabilidade: manutenção corretiva, manutenção preventiva e manutenção preditiva. Cada uma delas possui um formulário de aplicação e um prazo adequado para execução.
O que pode ser feito na manutenção de software?
A manutenção de software faz parte do ciclo de qualquer projeto de desenvolvimento de programas. Isso pode ser feito para vários fins (otimização, ajuste, requisitos do cliente, etc.) e pode ser feito após a entrega do produto ou às vezes durante o processo de desenvolvimento.
O que é a manutenção preditiva?
A manutenção preditiva é o monitoramento regular de equipamentos ou máquinas, monitorando e verificando os dados coletados, o que também se aplica na manutenção de computador. As técnicas mais comumente usadas para manutenção preditiva são:
- Análise de vibração;
- Inspeção visual
- Técnicas de análise não destrutivas;
- Ultrassom.