Carregando...

Financiamento imobiliário: Não cometa esses erros ao solicitar!

Pensa em investir em um financiamento imobiliário, mas não sabe muito bem o que fazer para conseguir ter sucesso na sua solicitação? Neste artigo, iremos te mostrar o que não fazer na hora de dar entrada no sonho da sua casa própria! Quer descobrir quais dicas são essas? Vem comigo que irei te mostrar!

Para começar, o sonho de muitos brasileiros é o de adquirir casas próprias. Afinal, sair do aluguel é uma grande meta, além de ter o seu próprio espaço para conseguir fazer o que quiser, quando quiser. Para isso, uma maneira que muitos buscam para realizar esse sonho é o financiamento imobiliário.

Por isso, vamos te mostrar como funciona um financiamento imobiliário e quais as vantagens que ele pode te dar, além de te mostrar algumas coisas que podem impedir que a sua solicitação seja aprovada. Sendo assim, quais as melhores dicas para conseguir a sua casa própria? Confira:

Financiamento imobiliário: Não cometa esses erros ao solicitar!

Financiamento imobiliário: Não cometa esses erros ao solicitar! (Reprodução: DepositPhotos)

Financiamento imobiliário: O que ele é? Como funciona?

A princípio, podemos definir o financiamento imobiliário como uma espécie de empréstimo. Assim, a instituição ou banco libera o crédito para a compra do imóvel, e o devedor paga ao banco em parcelas pré-estabelecidas, que possuam o seu próprio grau de juros e correção.

No geral, é o tipo de financiamento com as taxas mais baixas do mercado, além de possuir o maior prazo para pagamento, que chega a ser 35 anos. Por ser um acordo de grande seriedade, existem muitas regras e algumas burocracias para conseguir aprovação, o que espanta algumas pessoas que querem.

Neste sentido, quem deseja um financiamento tem que ir até um banco ou instituição de crédito que possua a modalidade. Por lá, ele preenche um formulário com diversos dados, a fim de assegurar que possui condições de arcar com as despesas que surgem por conta desse empréstimo.

Vale a pena investir em financiamento imobiliário?

Em geral, podemos dizer que sim. Apesar de tudo, algumas condições são impostas para ter sucesso no financiamento imobiliário: Um valor de entrada para assegurar a negociação, além de uma garantia de operação, que protege o imóvel em caso de inadimplência do pagador.

Além disso, os financiamentos imobiliários possuem taxas bem pequenas para compra do bem. Assim, durante o último ano de 2021, o valor cobrado por cada parcela estava em torno de 7% ao mês. Logo, podemos dizer que é algo mais acessível do que continuar com o reajuste dos aluguéis.

Por fim, podemos dizer que investir em um financiamento de imóveis é uma excelente opção para aqueles que desejam ter a casa própria, pois na atualidade, diversos bancos liberam feirões e condições especiais que podem ser adotadas por pessoas de diversos tipos de renda.

O que pode não aprovar um financiamento?

Em geral, apesar dos benefícios que a modalidade oferece, existe bastante burocracia e normas para a aprovação de um contrato. Por isso, algumas coisas podem impedir o sucesso do seu cadastro, e o sonho de ter a casa própria pode ser completamente comprometido. Logo, confira o que não fazer:

Ter dívidas em seu nome: Geralmente, acreditamos que após o prazo de 5 anos da dívida, ela desaparece. Mas, não é bem assim. Isso porque, por mais que o seu nome não esteja mais no Serasa, a dívida com o banco ainda existe, o que pode impedir a aprovação do seu financiamento imobiliário.

Ter problemas com a Receita Federal: Em alguns casos, erros de cadastro fazem a situação do seu CPF ficar irregular. Por menor que seja o problema, isso acarreta em problemas para conseguir um financiamento imobiliário. Por isso, regularize seus dados junto à Receita Federal antes de solicitar.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! Inclusive, temos um artigo esperando por você! Ele fala se ainda existe algum benefício em investir na famosa caderneta de poupança. Assim, poderemos perguntar: Depois de tantos anos ainda vale a pena investir nela? Confira no link:

Poupança: Ainda vale a pena? Veja se ainda tem benefícios!

Obrigado por seguir as nossas dicas!

Até a próxima!