Carregando...

Dinheiro Físico: Ele pode acabar? 2 coisas que afirmam que sim!

Você é adepto de usar o dinheiro físico? Assim, é notável que o seu uso está ficando cada dia mais escasso devido às novas transações virtuais Logo, vamos te mostrar alguns motivos que podem ser responsáveis pela extinção do dinheiro físico no Brasil. Quer conferir? Iremos te mostrar!

Primeiramente, a revolução digital trouxe novos meios de fazer transações, que mostraram ter potencial para substituir o dinheiro físico, que é tão presente na sociedade mundial. Inclusive, embora escassas nos dias atuais, as moedas foram inventadas há mais de 2 mil anos!

Logo, vamos te mostrar nesse artigo algumas razões que apontam que o dinheiro de papel pode desaparecer com o passar do tempo. Assim, podemos dizer também que ele não vai sumir da noite para o dia, mas que existe uma possibilidade dele ficar cada dia mais escasso. Confira:

Dinheiro Físico: Ele pode acabar? 2 coisas que afirmam que sim!

Dinheiro Físico: Ele pode acabar? 2 coisas que afirmam que sim! (Reprodução: DepositPhotos)

O dinheiro físico pode ficar no passado?

Primeiramente, existe uma discussão na Câmara dos Deputados que visa proibir a circulação de notas superiores a R$50. Conhecida como Projeto de Lei 4068/20, ela quer adequar as finanças somente às dinheiro virtual, deixando de lado as famosas moedas e as notas que já fizeram tanto sucesso.

Sendo assim, essa medida pode representar que o dinheiro físico pode deixar de existir algum dia. Aliás, o Brasil não é vanguardista: Alguns países como China e Índia, já possuem programas para utilizar cada vez mais as moedas digitais, deixando de fabricar e circular as famosas notas.

Logo, podemos afirmar que o dinheiro físico está com os dias contados? Assim, é possível dizer que ainda é cedo para afirmar isso, mas nossos hábitos têm mudado nossa relação com o dinheiro, onde a cada dia que passa usamos mais transações virtuais, como o Pix, por exemplo.

Quais as desvantagens do dinheiro físico?

Primeiramente, é sábio falar que o dinheiro físico possui gastos muito altos de produção. Sendo assim, seria mais vantajoso para o governo investir nas moedas virtuais, que teriam um valor de manutenção muito mais acessível. Aliás, elas também são muito mais fáceis de manusear.

Inclusive, um outro fator que faz com que as moedas virtuais prevaleçam é a questão da segurança. Afinal, por serem criptografadas, as moedas digitais serão mais seguras, com um risco quase nulo de perda, diminuindo o número de assaltos e roubos pelo país.

Além disso, o dinheiro físico, quando está parado, perde o seu valor. Isso porque não consegue acompanhar a inflação, ou seja, mesmo que você guarde muitas notas, quando for utilizar elas não terão o mês valor que tiveram quando você começou a juntar. Logo, o dinheiro virtual pode ser investido de forma mais fácil.

O dinheiro físico vai acabar?

Primeiramente, é válido falar que o dinheiro físico ainda vai circular por muito tempo. Sendo assim, não vai acabar de uma hora para a outra, mas podemos dizer que ele corre risco de ser extinto, sim. Logo, veja algumas razões que pode explicar o sumiço do dinheiro na sociedade:

Falta de inclusão: O dinheiro virtual exige a criação de uma conta bancária para ter acesso. Sendo assim, podemos dizer que vai ser necessário a abertura de diversas novas contas, o que leva as pessoas a um novo mundo virtual cheio de investimentos e possibilidades financeiras.

Menos corrupção: Por ter um controle menor, é comum que o dinheiro de papel seja mais fácil de estar presente em esquemas de corrupção. Logo, o dinheiro virtual possui mais autenticidade e segurança, o que pode impedir esse tipo de coisa acontecer na sociedade a longo prazo.

Por fim, podemos dizer que os pagamentos digitais, tais como o Pix, crescem a cada dia que passa. Aliás, é possível dizer que esse tipo de transação vai superar o uso de dinheiro em pouco tempo. Logo, podemos dizer que o dinheiro físico está com os dias contados? Somente o tempo dirá!

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! Inclusive, temos um artigo super especial que vai te explicar em quanto tempo uma dívida do Serasa pode prescrever. Logo, você tem dívidas atrasadas e não sabe como isso pode acontecer? Iremos te explicar! Confira no link:

Serasa: Em quanto tempo a dívida prescreve?

Obrigado por seguir as nossas dicas!

Até a próxima!