Ouviu falar da conta salário, mas não sabe se é um bom investimento para organizar as suas finanças pessoais? Neste artigo, vamos te mostrar como funciona essa modalidade tão específica e quais são os benefícios de utilizar esse recurso para receber o seu salário. Quer conferir? Vem conosco!
A princípio, sabemos que uma das metas financeiras dos brasileiros é conseguir investir em uma conta que possua muitas vantagens e pequenas taxas de manutenção. Assim, os bancos têm encontrado algumas alternativas para conseguir beneficiar quem deseja pagar menos para ter uma conta.
Por isso, a conta salário veio para suprir uma grande necessidade dos brasileiros: conseguir ter um vínculo bancário, sem precisar de tanta burocracia. Assim, por mais que ela tenha algumas limitações, ainda possui grandes benefícios para quem não deseja ter uma conta corrente. Confira.
Basicamente, a conta salário é uma conta que tem como vínculo apenas o recebimento de salários e outros benefícios. Entre eles podemos também incluir pensões, aposentadorias, vencimentos, entre outros. Em geral, ela não possui uma movimentação como a conta corrente, tendo apenas um outro fim.
Assim, a conta salário é solicitada pelo contratante. Ou seja, o seu empregador abre uma conta para depositar o seu valor todos os meses. Logo, podemos dizer que ela é uma conta mais prática, sem a mesma burocracia e taxas que possuem para abrir uma conta corrente tradicional.
Aliás, vale salientar que, qualquer pessoa pode receber em uma conta salário, mas as empresas não são obrigadas a fornecê-la. Portanto, é uma ‘cortesia’ da empresa quando ela opta por esse recurso para os seus funcionários. Mas, é comum as empresas aderirem, para facilitar o fluxo de caixa que possuem.
Em geral, a conta salário possui algumas limitações, que a diferencia bastante da tradicional conta corrente. Além de apenas ser possível abrir por meio do empregador, algumas outras características limitam a conta salário, diferente da conta tradicional. Confira alguns pontos:
Mas, entre as maiores diferenças que uma conta salário pode ter da conta corrente, podemos citar:
Sem cheque especial: Diferente da conta corrente, não é possível solicitar o cheque especial do banco. Ou seja, nada de deixar a conta negativa! Isso acontece para que não haja problemas de remuneração. Afinal, a conta foi criada pela empresa, e eles querem mantê-la sob ordem.
Sem cartão de crédito: Apesar do nome no cartão de crédito do empregado, não é possível solicitar um cartão de crédito. Isso acontece para que não haja maiores cobranças ou possíveis dívidas. Sendo assim, não é uma boa opção para aqueles que desejam ter crédito no banco.
Em geral, podemos dizer que a conta salário possui diversos benefícios, especialmente para aqueles trabalhadores que não desejam perder muito tempo nas filas de banco, nem sequer entender tanto do mundo financeiro. Assim, entre os maiores benefícios, podemos destacar:
Abertura sem análise: Diferente de outras contas, pela conta salário é possível conseguir aprovação mesmo com o nome negativado, ou com dívidas no CPF. Assim, fica mais fácil para o usuário receber auxílio bancário sem precisar regularizar todas as suas pendências para abrir a conta.
Sem tarifas: Quando temos restrições, não podemos abrir a conta. Mas, quer coisa melhor do que aproveitar diversos serviços bancários sem tarifas mesmo estando negativado? Então, podemos dizer que esse é o maior benefício de quem possui uma conta salário.
Por fim, podemos dizer que se você quer receber a sua remuneração de forma mais fácil e sem muitas burocracias, entre em contato com a empresa que você trabalha para conseguir esses benefícios. Inclusive, tenha certeza que será muito vantajosa para ela também.
Quer ficar por dentro do que acontece no mundo das finanças? A Forbes está com um material incrível esperando por você. Confira!
Gostou do nosso conteúdo? Espero que sim! Aliás, temos um artigo super especial que vai te mostrar o que você não deve fazer na horá de solicitar um financiamento imobiliário. Você deseja sair do aluguel e realizar o sonho de ter a sua casa própria? Fazer isso pode não te ajudar. Confira no link:
Financiamento imobiliário: Não cometa esses erros ao solicitar!
Obrigado por seguir o nosso conteúdo!
Até a próxima!