Publicidade

Consulta de CPF grátis por meio do Serasa e SCPC

Qual a diferença entre Serasa, SPC e SCPC?

Você conhece a diferença entre, Serasa SPC e SCPC? Muitos comerciantes acreditam que todas as siglas se referem a uma coisa, mas na verdade são três instituições diferentes.

Publicidade

Todos estão vinculados ao monitoramento de crédito e possuem dados negativos do país, mas operam de forma independente. A confusão é justificável.

Até alguns anos atrás, todas as FCDLs e CDLs brasileiras estavam concentradas no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Publicidade

No entanto, as bases de dados foram divididas, o que deu origem ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Isso significa que hoje em uma das empresas você pode estar negativo e em outra você pode estar limpo.

Junto com o SCPC e o SPC, o Serasa Experian também registra as informações pessoais (nome, CPF, endereço e outros dados) de pessoas que possuem dívidas em aberto e, por exemplo, e cheques protestados ou roubados.

Os três têm algumas diferenças, mas na prática têm o mesmo objetivo: fornecer às lojas e bancos as informações necessárias para garantir a segurança de transações como vendas a prazo, financiamentos e empréstimos.

Como consultar CPF gratuitamente pelo Serasa

Consulta de CPF grátis por meio do Serasa e SCPC
imagem da internet

 

Assim como na Boa Vista, na Serasa também é possível conhecer o CPF gratuitamente pelo site Serasa Consumidor. Para consultar o CPF online, o consumidor deve se cadastrar no site e confirmar seus dados por e-mail.

Você também pode enviar uma carta explicando detalhadamente o que deseja saber sobre o seu cadastro individual de contribuinte. Informe RG e CPF e assine a carta. Você precisa ter certeza de que realmente assinou, então leve a carta ao cartório e anexe uma cópia do RG/CPF.

Envie uma carta para o posto de atendimento mais próximo, verifique os endereços no site oficial.

Consulta de nome por SCPC

Após entrar no site do Consumidor Positivo Boa Vista, você terá que seguir alguns passos para se cadastrar e verificar suas informações via e-mail para verificar se seu nome está sujo.

Você também pode executar um cadastro de consumo positivo que registre as informações de pagamento, não apenas a dívida.

O cadastro positivo do consumidor, graças à manutenção das informações sobre os pagamentos efetuados em dia, facilita a obtenção de empréstimo junto às instituições financeiras.

Como consultar pelo SPC

Esteja ciente de que se você pesquisar seu nome no SPC será cobrado uma taxa por isso, o processo não é gratuito. A base de dados deste órgão de proteção ao crédito não pode ser disponibilizada ao público.

Apesar de haver uma taxa para o procedimento, você pode tentar “driblar” essa taxa e ir até uma loja ou banco com seu RG/CPF e pedir que eles te consultem. Consulte aqui os postos SPC mais próximos da sua localização

Uma breve visão geral de cada uma das três empresas para você

Serasa – foi criada em 1968 em parceria entre a Federação Brasileira das Associações Bancárias (FEBRABAN) e a Associação Estadual de Bancos de São Paulo (ASSOBESP) e atualmente pertence à empresa irlandesa Experian.

Quando alguém deixa de pagar uma dívida, a empresa é notificada, a pessoa recebe uma carta de recusa e tem 10 dias para resolver a questão. Qualquer pessoa pode ter seu CPF verificado gratuitamente nos escritórios da Serasa Experian.

SPC – A SPC Brasil está localizada principalmente na CDL – Casa dos Comerciantes – da cidade e, assim como a Serasa, vende aos compradores uma lista de pessoas físicas e jurídicas excluídas.

SCPC – É o Serviço Central de Proteção ao Crédito. Ele é gerido pela Boa Vista Serviços.

Como saber qual banco de dados verificar?

Como dissemos, é possível que algumas informações estejam no banco de dados de uma empresa e não de outra, mas existem alguns casos em que isso ocorre, pois esses três são propícios a uma perfeita troca de informações.

Também pode acontecer que as datas de registro da dívida sejam diferentes na Serasa e no SPC ou SCPC, mas isso pode (e deve) ser ajustado, pois a mesma dívida não poderia ser contraída em datas diferentes.

A data de inscrição deve sempre coincidir com a data de vencimento.

Normalmente a cidade ou região tem uma dessas empresas como banco de dados principal, é importante conversar com outros comerciantes, CDL local e associação comercial que é a melhor agência de proteção ao crédito.

Dependendo do valor das vendas, recomendo que consulte todas! O sistema Meu Crediário consulta de forma inteligente os órgãos de proteção ao crédito. Essa é uma ótima maneira de chegar lá se você tiver dúvidas sobre como verificar se seu cliente é negativo.

Por que a verificação de CPF é importante?
Consulta de CPF grátis por meio do Serasa e SCPC
imagem da internet

Consultar os órgãos de proteção ao crédito também é uma forma de conferir sua pontuação no score de crédito da instituição.

Mesmo sendo um ponto importante, a auto investigação da situação do CPF é uma forma de descobrir se uma fatura que você não pagou se tornou dívida do manifestante.

Dessa forma, você pode saber o tamanho de um caso pendente e providenciar o pagamento. Este é o primeiro passo na negociação com o credor.

Às vezes, o serviço de proteção ao crédito que você consultou já oferece negociação.

Outra medida que pode ser tomada após a consulta é aguardar os eventos de renegociação de dívidas, como o Feirão Limpa Nome 2020, que terá edições subsequentes em 2021.

Conclusão

Para visualizar o CPF gratuitamente, você pode acessar o site de serviços de proteção ao crédito como Serasa, Boa Vista SCPC e ControlCred.

A Receita Federal também disponibiliza uma página onde é possível consultar débitos ativos e créditos tributários, mas essa opção mostra apenas pendências com a Receita e não com empresas do mercado.

A realização de um inquérito passo-a-passo é muito semelhante em todos eles – exceto no IRS. Você insere seu CPF e dados pessoais para cadastro, valida sua conta e, em seguida, tem acesso às informações sobre a dívida atribuída ao seu nome.

Em alguns deles, você também pode verificar como está sua credibilidade.

A consulta gratuita ao CPF ou o pagamento pelo serviço é um passo muito importante para quitar dívidas e melhorar sua condição financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *