Você sabe como funciona os leilões de motos? Sabe como eles funcionam? Ou então, você sabe como participar dos melhores leilões?
Bem, essas são algumas das principais duvidas, que são feitas pelas pessoas que tem interesse em participar de leilões de motos.
Por esse ser um assunto que gera muitas duvidas, neste artigo você irá ter acesso a algumas das principais informações sobre o mesmo. E para que possamos explicar tudo de forma organizada e fácil, vamos apresentar as informações em forma de tópico, com o site meu leão.
VEJA TAMBÉM: Como comprar uma moto de leilão BrBid Leilões
VEJA TAMBÉM: Aprenda como comprar carros baratos em leilão
Veja a seguir, quais são as principais informações que você deve saber, sobre os leilões de motos, pois assim se você quiser participar de um, você saberá de tudo e não correrá risco de cair em uma fraude:
Muitas pessoas devem conhecer o que é o leilão, mas ainda é possível existir certas pessoas, que não tem o certo conhecimento sobre o mesmo.
Bem, o leilão é um lugar dedicado especialmente para realizar vendas.
Nesse lugar pode ser vendido de tudo, desde quadros e vasos, até roupas e joias. E por ser um lugar onde é possível encontrar de tudo, o mesmo é muito procurado.
Portanto, um leilão de motos é a mesma coisa, mas ao invés de vender de tudo, o seu foco é a venda de motos.
Ele é muito procurado pelas pessoas que querem comprar uma moto, mas não apresentam as condições necessárias para poder comprar em uma concessionária.
Agora você deve estar se perguntando, como os leilões, tanto os que vendem motos, quanto os que vendem coisas variadas, a resposta para isso, você pode ver a seguir:
Bem, todo e qualquer tipo de leilão funciona da seguinte forma: uma certa pessoa, anuncia a venda de uma moto em um leilão, é lá onde essa pessoa se encontra com o leiloeiro(a pessoa que toma conta dessa venda).
O trabalho do leiloeiro é realizar a venda do veículo, e é no leilão que isso acontece, da seguinte forma: as pessoas que tem interesse em comprar a moto, vão diretamente a um leilão e realizam lances( que são cada vez maiores), no final, a pessoa que realizou o maior lance, leva a moto para casa.
Bem, agora que você já sabe o que é e como funcionam os leilões de motos, você deve estar se perguntando, o que acontece depois que a pessoa ganha o leilão, e a resposta para isso é simples:
Depois que a pessoa que realizou o maior lance ganha o leilão, a mesma deverá se encontrar pessoalmente com o leiloeiro, e assim realizar o pagamento do valor correspondente ao lance feito na hora do leilão.
Esse pagamento pode ser feito, a partir de cheques de si mesmo e até mesmo de terceiros.
Porém, caso você tenha interesse em realizar o pagamento por cheque de terceiros, deverá ser entregue(junto com o cheque) uma declaração, onde na mesma, esteja explícito que o dono do cheque, concorda e está ciente de que o seu cheque estará sendo usado.
Bom, essa é outra duvida que é realizada com muita frequência.
A resposta para a mesma, é que depende.
Bem, agora você deve estar se perguntando do que depende, certo? Depende de qual será a categoria que a moto será classificada quando vendida.
Como assim, a categoria que a moto será classificada quando vendida?
Bom, quando as motos de leilão são vendidas elas recebem uma categoria, que pode ser: conservada ou sucata.
Quando ela recebe a classificação de conservada, a mesma tem direito de receber um documento em seu nome, que alega que a moto pertence a você, assim ela poderá sim rodar.
Mas, se a moto for classificada como sucata, ela não poderá rodar pelas ruas.
Uma vez que essa moto é pega andando pelas ruas, ela poderá ser apreendida e você poderá até mesmo perder o seu documento de habilitação. Você também pode ter informações detalhadas sobre o mercado de veículos no site do DENATRAN – Departamento nacional de trânsito.
Existe algumas coisas, que você deve saber antes mesmo de participar de um leilão de motos, para que você não caia em algum tipo de fraude, ou até mesmo ocorrer de seus dados serem roubados.
Algumas dessas coisas que você deve saber, são:
preste bastante atenção em todas as regras que o leilão diz, pode ser citado como alguns exemplos de regras, as seguintes: não existe parcelamento do valor, da moto que é comprada em um leilão e o valor deverá ser pago de forma à vista.
você saber como dar um lance certo, é uma das principais coisas que você deve saber sobre os leilões, pois será somente assim, que você poderá chegar em uma oferta boa.
saiba exatamente, quando vale a pena, pois uma vez que você realiza a compra de uma moto em um leilão em um momento errado, você poderá ficar com dividas e até mesmo, gerar muitas outras dividas.
verifique quem são as pessoas que podem participar desse tipo de leilão, pois muitas das vezes, os mesmos não são abertos para todo tipo de público, portanto, você verificar e ter certeza de que você pode participar é de extrema importância.
saiba se as motos que são colocadas a venda em um leilão, são confiáveis. Pois assim você poderá ter certeza de que. você não estará correndo risco de roubo ou até mesmo de fraude.
para que você possa ter certeza de que não estará sendo passado para trás, uma das principais dicas, é você ver a moto antes mesmo de comprar a mesma.
realize todo e qualquer tipo de teste que envolva a moto que será comprada, para que assim você possa ter certeza de que não será uma fraude.
Prefira comprar motos que são novas, pois assim, caso você queire vender mais para frente, será muito mais fácil.