O aplicativo MEU INSS é uma ferramenta criada pela Previdência Social com a finalidade de auxiliar consultas diversas dos segurados pelo INSS. O aplicativo se tornou indispensável para acelerar os atendimentos nas agências físicas, além de possibilitar o acesso de extratos, solicitação de benefícios, diminuir a ida dos segurados até as agências físicas, pois podem acessar no site diversos serviços.
O cidadão pode ter acesso à simulação de aposentadoria, dar entrada em benefícios, consultar carta de concessão do benefício, visualizar o status de solicitação, agendar pericia, enfim são mais de 90 serviços que podem ser consultados ou efetuados na plataforma sem a necessidade de ir a uma agência presencialmente. Quer saber mais sobre o aplicativo MEU INSS? Então, não deixe de ler o artigo.
O MEU INSS é uma plataforma online criada para auxiliar o cidadão com mais de 90 serviços do INSS de maneira digital, assim como para diminuir as filas nas agências e fazer com que as informações se tornem mais acessíveis para o cidadão.
Através do aplicativo MEU INSS o indivíduo pode ter acesso a serviços como simular aposentadoria, consultar extratos de pagamento, dar entrada em benefícios, agendar perícias, ver o status da solicitação, carta de concessão do benefício e mais.
Inicialmente, é necessário baixar o MEU INSS na loja de aplicativos presente em seu dispositivo. Em seguida:
O indivíduo pode atualizar informações cadastrais como dados de endereço novo, novo número de telefone, e-mail, mudança de nome e assim evitar bloqueios de benefícios ou outros impasses.
Se for necessário apresentar comprovação ou documento, é necessário ir a uma agência INSS.
Requerimentos e agendamentos podem ser efetuados por meio do aplicativo MEU INSS.
Ademais, ao entrar no aplicativo é necessário ter dados como o número do NIS ou do benefício.
No aplicativo MEU INSS é possível solicitar aposentadoria por idade, tempo de contribuição, independente ser é rural ou urbana, aposentadoria concedida em outros países conforme o acordo internacional com o Brasil e aposentadoria da pessoa com deficiência.
Para solicitar a aposentadoria:
A perícia médica é realizado por um médico do INSS para comprovar que o cidadão possui uma condição de saúde que o incapacita de trabalhar parcial ou integralmente.
Assim, o agendamento de perícia médica pode ser efetuado pelo aplicativo MEU INSS para dar entrada ou pedir prorrogação do benefício.
Para agendar a perícia médica:
O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, no qual é possível achar o nome do contratante, salário, período de tempo trabalhado, histórico de contribuições ao INSS.
Para requerer o extrato de contribuição CNIS:
Para ir receber o documento na agência, é necessário agendar da seguinte forma:
A declaração de benefício consta ou nada consta, serve para informar se existe ou não benefício em seu nome.
Para solicitar a declaração de benefício no aplicativo MEU INSS:
O extrato de empréstimo consignado permite visualizar o histórico de empréstimo consignado, prazo de pagamento, valor de margem consignável e parcelas descontadas.
Para baixar ou solicitar:
No MEU INSS, o cidadão pode simular o cálculo quanto tempo falta para se aposentar, seja por idade ou por tempo de contribuição. Além disso, também é possível mudar a data de nascimento e incluir vínculos no momento de simulação.
Para calcular o tempo de contribuição:
A carta de concessão se refere ao documento que prova a concessão de benefício do cidadão. Nesse documento estão contidos o valor do benefício mais dados relacionados a instituição bancária responsável pelo pagamento.
Para baixar a carta de concessão no aplicativo MEU INSS:
Quando o INSS percebe que existe uma pendência na solicitação do indivíduo entra em contato via mensagem de celular ou e-mail, e isso é denominado cumprimento de exigência e pode ser solucionado diretamente no MEU INSS.
Desse modo, quando estiver com os documentos necessários, entre no aplicativo e realize os seguintes procedimentos: