Publicidade

Como fazer o seu cartão do SUS digital?

O SUS é o Sistema Único de Saúde cuja finalidade é ofertar acesso á saúde de forma equitativa e gratuita para todos os que estão no Brasil. Nesse sentido, como forma de organização de atendimentos, o SUS emite um Cartão Nacional de Saúde, popularmente chamado cartão do SUS e nele estão contidos todos os procedimentos e atendimentos ocorridos na rede, mas o que muitos não sabem é que existe o cartão do SUS digital.

Publicidade

O cartão do SUS digital surgiu para facilitar ainda mais a vida da população, por isso o Ministério da Saúde passou a disponibilizar a opção digital do cartão do SUS, que pode ser obtido de duas formas através do site ou aplicativo, lembrando que para obter a versão digital é necessário ter um cadastro no site do Governo Federal e ter a versão impressa. A seguir, você saberá como fazer o seu cartão do SUS digital.

O que é o Cartão Nacional de Saúde?

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou cartão do SUS, como é conhecido, foi desenvolvido para desenvolver um banco de dados com todos os dados e registros sobre o paciente e unificar o sistema de saúde pública. Além disso, apresentar o Cartão Nacional de Saúde em  atendimentos não emergencial é necessário, seja em hospitais, UPAS, postos de saúde e é exigido em planos de saúde e algumas clínicas.

Publicidade

Ademais, atualmente é possível ter o cartão do SUS digital, através do site ou aplicativo Conecte SUS. Mas, é importante lembrar que para possuir a versão virtual do cartão do SUS é necessário ter o cartão físico e ter um cadastro no site do Governo Federal.

Por fim, o Cartão Nacional de Saúde é um documento extremamente necessário para que os cidadãos tenham acesso a atendimento não emergenciais e os atendimentos no Sistema Único de Saúde possam ser mais organizados.

Qual a finalidade do cartão do SUS digital?

O cartão do SUS digital pode ser utilizado para atendimentos no Sistema Único de Saúde, no qual é necessário apresentar o cartão do SUS, seja em versão física e agora na virtual. Mas também, é possível que o usuário tenha dados importantes sobre seu estado de saúde, como também:

Publicidade

  • Notifique se utiliza de forma contínua algum medicamento;
  • Insira contato de emergência;
  • Comunique se tem alguma alergia;
  • Informe ao médico que está te acompanhando em seu caso, dados relevantes.

Como funciona o cartão do SUS digital?

Todo cidadão brasileiro com um CPF válido, possui o número do Cartão Nacional de Saúde, uma vez que a base de dados está incluída com a Receita Federal. Além disso, o Cartão Nacional de Saúde permite identificar o usuário do SUS e através disso é possível conciliar dados de atendimentos ocorridos.

Desse modo, o cartão do SUS digital tem a mesma validade do Cartão Nacional de Saúde físico, mas também proporciona ao usuário outras informações como seu estado de saúde e permite que o usuário insira dados importantes sobre si, incluindo se tem alguma alergia, se utiliza continuamente algum remédio, insira contato de emergência e informe ao médico que faz acompanhamento do seu caso, informações importantes.

Como ter acesso ao cartão do SUS digital?

Existem duas formas de ter acesso ao cartão do SUS digital, através do site ou através do aplicativo.

Passo a passo para ter acesso ao cartão do SUS digital, através do site oficial ConecteSUS:

  1. Entre no site do ConecteSUS no navegador do seu computador. É recomendado que esse processo através do site ocorra por meio de um computador, porém, através do celular também possível;
  2. Após carregar a página, toque na opção “entrar”;
  3. Efetue login utilizando seu cadastro do Portal gov.br. Se o usuário não tiver o cadastro, basta criar uma nova conta;
  4. Logo após, na nova página, analise os dados que o ConecteSUS terá acesso, e se você concordar, selecione a opção “Prosseguir” para continuar;
  5. Em seguida, na página principal do site, selecione a opção com um símbolo amarelo do cartão localizado no canto inferior da página;
  6. Nesse momento, com a exibição do cartão no navegador, toque no ícone localizado no local superior direito da página para realizar seu download de seu cartão. O arquivo deverá vir no formato “png”;
  7. Por fim, na página da etapa anterior, é possível visualizar o QR Code de seu cartão.

Passo a passo para ter acesso ao cartão do SUS digital, através do aplicativo ConecteSUS:

  1. Baixe o aplicativo ConecteSUS, que está disponível para celulares iPhone e iOS;
  2. Em seguida, acesse o aplicativo e na tela inicial selecione a opção “Começar”;
  3. Logo após, toque na opção “Entrar”;
  4. Informe seu CPF, mais senha do acesso Gov.br. Mas, se você não possuir uma senha, toque na opção “Criar conta”;
  5. Nesse momento, aceite os termos de utilização para entrar no aplicativo;
  6. Feito isso, o usuário irá encontrar um botão da cor laranja no local inferior da página, aperte esse botão;
  7. Por fim, o cartão do SUS digital será apresentado na tela, selecione a opção denominada “Download” representada por uma flecha apontada para cima, em seguida, o cartão do SUS digital será baixado em seu dispositivo e você terá acesso a informações importantes e poderá utilizá-lo para substituir a versão física do Cartão Nacional de Saúde. 

Como emitir a segunda via do Cartão Nacional de Saúde?

Se você precisa de uma segunda via do Cartão Nacional de Saúde, poderá consegui-la de duas formas:

A primeira é forma tradicional de obter a segunda via do Cartão Nacional de Saúde, para isso:

  1. Vá ao posto de saúde do seu bairro, com os documentos CPF, comprovante de residência e RG;
  2. Feito isso, terá acesso à segunda via do Cartão Nacional de Saúde.

A segunda forma de obter a segunda via do Cartão Nacional de Saúde, é através do aplicativo ou site do ConectSUS, para isso:

  1. Acesse o site ou aplicativo ConectSUS;
  2. Esteja com os documentos RG, CPF e comprovante de residência em mãos;
  3. Siga as orientações;
  4. Feito isso, terá acesso à segunda via do Cartão Nacional de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.