Carregando...

Cofrinho: Porque você deve quebrá-lo agora mesmo!

Você sempre ouviu que o cofrinho é uma das melhores maneiras para conseguir organizar as finanças e ter lucro? Então, vamos te mostrar que esse hábito pode ser muito prejudicial na sua lucratividade e finanças pessoais! Logo, quer saber por que isso acontece? Nós iremos te mostrar!

A princípio, quando crianças, ouvimos dos nossos pais que uma coisa boa a se fazer na vida é guardar dinheiro. Neste sentido, um presente que ganhamos é um cofrinho – e porquinho – para sempre guardarmos nele as nossas economias. Porém, esse hábito já não deve mais ser utilizado!

Logo, vamos te mostrar algumas razões para você abandonar esse famoso hábito, que hoje em dia apenas prejudica as suas economias, além de desfavorecer o mercado por conta do sumiço das moedas. Por isso, nada de colocar mais moedas no cofrinho, tudo bem? Quer ver porque isso acontece? Confira abaixo

Cofrinho: Porque você deve quebrá-lo agora mesmo!

Cofrinho: Porque você deve quebrá-lo agora mesmo! (Reprodução: DepositPhotos)

Por que temos o hábito de usar o cofrinho?

Para começar, desde os primórdios as pessoas sempre afirmaram que devemos guardar dinheiro para ter uma vida mais feliz. Assim, ao longo dos anos, diversas coisas foram criadas para nos ajudar a montar uma pequena reserva financeira em casa. Uma dessas invenções é o famoso cofrinho.

Sendo assim, criamos o hábito de guardar as moedas no cofrinho, pois seria o lugar mais adequado para deixar o nosso dinheiro. Porém, é necessário falar que isso virou um mito, e que esse hábito não irá te ajudar em nada na organização financeira, muito pelo contrário! Te fará perder dinheiro!

Mas, por que isso acontece? Simples: No porquinho, o seu dinheiro fica fora de circulação, e isso pode trazer o maior prejuízo de todos: ele não rende. Sendo assim, quando formos retirar o dinheiro do cofrinho, podemos perceber que ele está valendo muito menos do que quando foi colocado ali.

Por que devemos abandonar o cofrinho?

Primeiramente, com o dinheiro guardado no cofrinho, não temos a possibilidade de fazer o nosso dinheiro render. Ou seja, em alguns investimentos, deixar pouco dinheiro pode trazer rentabilidade a longo prazo, o que não é o caso do porquinho, pois o seu dinheiro fica preso e sem rentabilidade.

Por isso, separamos algumas razões para você abandonar o uso do cofrinho na sua vida. Confira:

Problemas para o comércio

Em primeiro lugar, deixar o dinheiro no cofrinho impede que os estabelecimentos tenham troco suficiente para oferecer aos seus clientes. Para ter uma noção, somente nos últimos 25 anos tivemos uma perda de mais de 500 milhões em moedas, segundo dados informados pelo Banco Central.

Logo, deixar o dinheiro guardado assim impede a circulação das moedas, além de contribuir para conflitos no comércio, devido ao fato de não terem moedas o suficiente para oferecer como troco. O prejuízo? Algumas lojas precisam oferecer doces ou balas no lugar das moedas.

Você pode não ter crédito no banco

Em primeiro lugar, quando solicitamos um crédito no banco, precisamos que ele analise a nossa condição financeira e histórico de crédito. Mas, não é possível para ele analisar o dinheiro preso no cofrinho. Portanto, continuar usando pode te impedir de receber benefícios financeiros junto aos bancos tradicionais.

Rentabilidade zero

Em geral, manter dinheiro parado sempre faz com que ele perca o seu valor. Afinal, como a inflação muda a cada dia, por mais tempo que ele esteja ali, quando sair, poderá valer menor do que quando entrou. Logo, você não vai querer perder mais dinheiro, não é mesmo?

Neste sentido, a recomendação é sempre deixar o seu dinheiro na conta corrente ou investimentos. Isso porque ele vai ter rentabilidade – por menor que seja – para não perder para a inflação. Além disso, é possível que seja inseguro manter dinheiro em casa, quando no banco você possui todas as garantias possíveis.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! Aliás, temos um artigo super especial mostrando porque você deve investir em uma reserva de emergência para conseguir ter mais sucesso na sua vida financeira. Quer saber como ela pode te ajudar? Confira no link:

Reserva de Emergência: Por que devemos criar uma?

Obrigado por seguir o nosso conteúdo!