Aprender a tocar teclado parece ser uma tarefa impossível, de primeira vista, porém, com o ensino correto e empenho de quem pretende aprender, as coisas se tornam muito mais simples. Atualmente, a tecnologia é capaz de oferece ajuda para praticamente qualquer coisa que imaginarmos, até mesmo a aprender a tocar teclado, pois existem aplicativos capazes de ajudar um iniciante aprender a tocar. Confira tudo, detalhadamente a seguir.
Se você precisa de aulas de teclado para iniciantes, você veio ao lugar certo! Neste artigo, ensinaremos a primeira etapa para aprender a tocar o teclado de uma maneira simples e descomplicada.
Antes de aprender a tocar um instrumento, a primeira coisa a fazer é lembrar os nomes das sete notas musicais: do, ré, mi, fá, sol, Lá, si. Se você já conhece bem essa sequência, dedique algum tempo para ver onde estão localizadas no instrumento. Observe que cada uma das notas está em uma das teclas brancas:
As demais teclas do instrumento serão ocupadas pelas mesmas 7 notas. Porém, com uma diferença, esse grupo de 7 se repetirá em oitavas diferentes, da faixa mais grave à mais aguda:
Sendo assim, na imagem a seguir, o dó do início será mais grave que o dó do último grupo, veja:
Também é possível tocar as notas com alterações. Em outras palavras, podemos adicionar semitons ou excluir semitons delas. Quando o semitom é excluído, nós o chamamos de nota de bemol, e quando um semitom é adicionado, é chamado de nota sustenida.
O símbolo usado para essas alterações na nota bemol é b, e #, na nota sustenida. No teclado, nomearemos cinco combinações bemóis e sustenidas, confira:
As 5 alterações listadas acima, são exatamente, correspondentes as notas pretas do teclado, como mostramos abaixo:
Também é possível encontrá-las em partes mais graves ou mais agudas do instrumento:
Para encontrar rapidamente as notas no teclado, você precisa olhar e enxergar rapidamente os dois grupos a seguir:
A ideia é simples. No primeiro grupo, temos duas notas pretas, e no segundo grupo, temos três notas pretas. A nota que aparece sempre abaixo da primeira nota preta no grupo 1 é dó, e no grupo 2, fá é a nota que está abaixo da primeira nota preta.
Ao decorar esta dica simples, você poderá encontrar outras notas com mais facilidade: por exemplo, para encontrar o mi, basta contar dois quadrados brancos após dó. Se você está procurando por sol, você pode encontrá-lo uma casa branca após o fá.
A maioria das músicas são compostas de acordes. Isto é, um conjunto de notas que é tocado simultaneamente. A representação dos acordes básicos é feita por cifras. Essas cifras também podem representar notas isolados, conforme mostrado na tabela a seguir:
Nome da nota | Dó | Ré | Mi | Fá | Sol | Lá | Si |
Cifra | C | D | E | F | G | A | B |
Ao começar a aprender a tocar teclado, você deverá aprender a tocar cada acorde primeiro. Esses acordes são os maiores e os menores, e podem ter alterações bemolares ou sustenidas.
Para que você tenha um entendimento melhor, disponibilizamos uma imagem com os nomes de todos os acordes básicos do teclado. Nesta imagem, você notará que alguns acordes tem uma barra. Não entre em pânico, porque esta barra é apenas um sinal de que o acorde está invertido. Ou seja, as notas são as mesmas, mas começarão a tocar em uma ordem diferente. Por exemplo, na imagem abaixo, veja como o acorde dó maior (C) inicia com a nota dó na primeira imagem, a segunda mi (E) e a segunda sol (G):
As letras “ME” e “MD” na parte superior de cada acorde representam “mão esquerda” e “mão direita”, respectivamente, e os números representam os dedos com os quais você tocará o acorde em cada uma dessas mãos. Os números dos dedos são os seguintes:
Agora que você já tem as noções básicas das notas e acordes, conheça os melhores aplicativos para aprender a tocar teclado e pratique seus conhecimentos.
Este aplicativo para tocar teclado é um dos aplicativos mais populares da atualidade. Possui diferentes níveis de versões, ou seja, se você é iniciante ou já tem um conhecimento de instrumentos musicais, saiba que este aplicativo é ótimo. Você pode usar o microfone para capturar o instrumento, ou usar a versão virtual do App para entender as notas, usar suas mãos e outras necessidades para aprender a tocar teclado.
De acordo com o ranking do Google Play de 2019, este aplicativo é considerado um dos melhores. Para aprender por meio deste aplicativo, lembre-se de que sua disciplina é obrigatória. Então, treine um pouco todos os dias!
Este é outro aplicativo que está ficando muito conhecido na função de tocar teclado. Também está disponível para os sistemas Android e iOS, e possui um grande número de músicas que podem ser reproduzidas. Ele permite que você faça a criação de seu estilo próprio. Cada um tem seu próprio estilo de tocar, e este aplicativo oferece maior flexibilidade de acordo com a velocidade e o ritmo que você escolher. Possui várias teclas diferentes.
Esse é um dos Apps preferidos de quem procura um app para tocar teclado. É recomendado para usuários que não estão familiarizados com teclados. Ele permite que você execute várias simulações. Possui 88 usabilidade em teca e ainda usa teclas graves Dual-Row, para que você ainda possa tocar as melhores músicas, gravar e trocar ideias com outras pessoas.
O Perfetc Piano possui 3 modos de teclado, como (linha única, linha dupla e modos de 2 jogadores). Você pode ajustar a largura das teclas e ainda tocar sua própria apresentação. Existem versões para iOS e Android.