Publicidade

Aplicativo FGTS: Confira tudo sobre e veja como baixar e usar o seu!

Agora que a tecnologia está tão avançada e não há necessidade de ficar na fila do banco, os serviços tiveram que digitalizar se. É por isso que aos poucos todos os serviços do governo, como o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), lançou seu próprio aplicativo FGTS.

Publicidade

No entanto, o objetivo é possibilitar a vida profissional dos trabalhadores. Então, neste artigo, você aprenderá a baixar, navegar e quais os benefícios de ter o Aplicativo FGTS no seu telefone. Veja!

O que é Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Antes de explicar para que serve e o que é o Aplicativo FGTS, o que é o próprio FGTS.  Em resumo, o FGTS é um Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, um benefício pago quando o trabalhador possui vínculo empregatício com determinadas companhias.

Publicidade

Aliás, o dinheiro permanece em contas que podem estar ativas ou inativas. Assim, a conta ativa é a do emprego atual e a conta inativa é dos empregos anteriores. O valor pago equivale a 8% do salário. Este valor não é descontado do trabalhador porque é pago integralmente por meio da companhia empregadora.

O saque do FGTS com realizar?

Há dois meios mais comuns de sacar dinheiro de um fundo garantido: o primeiro é por meio do clássico saque rescisão e o outro é por meio do saque aniversário. No entanto, o primeiro inclui a retirada do fundo disponível depois de uma demissão que não seja por justa causa ou demais causas, tais como:

  • Acometimento de doença grave;
  • Para compra da casa própria;
  • Rescisão por extinção total da companhia;
  • Quebra de contrato por motivo de força maior ou culpa recíproca;
  • Aposentadoria;
  • Término de contrato com tempo estipulado;
  • Rescisão por acordo.

O segundo meio, por meio de saque aniversário, é a um tipo recente, onde os trabalhadores podem escolher por sacar uma porcentagem anual de seu FGTS. Assim, o percentual livre sempre pode ser sacado no mês de aniversário do trabalhador, dando-lhe renda extra e dinheiro garantido.

Publicidade

Então, todos esses benefícios podem ser consultados e modificados pelo Aplicativo FGTS, o que vamos discutir já.

O Aplicativo FGTS o que é?

Sabe aquela fila chata no banco que ninguém gosta? O Aplicativo FGTS veio para acabar ou pelo menos diminuir, a situação. Além disso, o Fundo de Garantia modernizou também alguns de seus processos (se não, a grande parte) e agora podemos acessar todas as informações a respeito das nossas contas ativas e inativas na palma de nossas mãos.

Com fazer o download do Aplicativo FGTS?

  1. Você precisa ir até à loja de app do telefone, na App Store ou na Play Store para pesquisar o FGTS. Não confie em programas de demais fontes;
  2. Abra o app e escolha a alternativa “Registre se”;
  3. Faça o preenchimento de todos os dados necessários inserindo email, CPF, nome completo e data de nascimento;
  4. Registre uma senha de seis dígitos. Aliás, evite sequências que sejam facilmente associadas a você, como aniversários de pessoas próximas a você;
  5. Em seguida, toque no botão “Não sou um robô”;
  6. Aguarde o email de confirmação no endereço registrado. No entanto, quando ele chegar, toque no link mandado na mensagem;
  7. Abra o app e realize login com seu CPF e senha;
  8. Responda às perguntas que vão aparecer na tela, são mais uma camada de validação de dados;
  9. Enfim, leia os termos de uso do app, marque “Li e aceito” e toque em “Concordar”.

Quais as funções do Aplicativo FGTS?

O app conta com as funções de:

  • Conferir saldo e extrato de suas contas no FGTS;
  • Escolher a conta bancária onde quer receber o crédito de saque;
  • Pedir demais formatos de saque encaminhando documentos;
  • Fazer saques de valores liberados por meio da rescisão do contrato de trabalho.

O saldo do FGTS como consultar?

O saldo do FGTS poderá ser consultado por meio do site da Caixa ou do FGTS e por meio de app para tablets e smartphones, e está livre para Windows, Android e iOS. Além de poder, realizar um registro para receber as informações do FGTS por meio de mensagens no telefone ou por meio de email. Então, aprenda como fazer em cada um:

Por meio do Aplicativo FGTS

Os trabalhadores podem consultar o FGTS por meio do celular através de app para smartphone. Primeiro você precisa fazer o download do app, que está livre para os sistemas IOS e Android. Em seguida, basta apresentar o NIS (PIS/Pasep) e a senha registrada por meio do próprio trabalhador ou a utilização da Senha Cidadão.

Através do email

Por meio do site da Caixa, o trabalhador poderá optar por receber um email com as informações do depósito mensal em uma conta vinculada ao FGTS.

Por meio do site

Através do site oficial, é preciso apresentar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser achado na carteira de trabalho ou em extrato antigo. Também é necessária uma senha registrada por meio do próprio trabalhador ou a utilização da senha cidadão. Assim, o serviço exibe os dados cadastrais e lançamentos efetuados na conta por meio da companhia responsável nos últimos seis meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.