Carregando...

Aluguel de casas ainda é uma boa renda? Veja nesse artigo.

Todos dizem que investir em imobiliária é um investimento certeiro, pois todo mundo precisa de um teto para morar. Mas será que ser locatário vale a pena?

Confira agora algumas dicas que preparamos para você, que deseja viver de renda de casas, ou que já começou a render, mas não está vendo lucro.

LEIA TAMBÉM: COMO AUMENTAR SUAS VENDAS PELAS REDES SOCIAIS.

Como começar a investir em aluguel?

É importante saber que só começa a alugar quem já tem algum dinheiro guardado. Existem casos de pessoas que decidem dividir um cômodo da casa para alugar, mas normalmente esses casos são somente para ajudar nas despesas e não é o ideal para quem deseja viver disso.

O ponto de partida seria começar comprando um terreno, mas sem pressa para ter tempo de negociar por um preço melhor. Preferir comprar à vista é importante para evitar dores de cabeça com parcelamento.

Depois, estude sobre casas pequenas para aluguel para saber como dispor os cômodos de modo inteligente e distribuir mais casas no mesmo espaço. Sempre consulte se a empresa de luz e água permitem relógio e registro separados para cada casa.

Aqui no pinterets existem algumas sugestões para casas pequenas que você pode conferir.

Como cobrar o preço do aluguel?

O cálculo do aluguel não pode ser com base no que você gastou, mas com base na localização e condições da casa. Se tem dúvidas de quanto cobrar, sempre consulte as casas alugadas da região para ter uma média de preço.

Não adianta cobrar R$900,00 de aluguel, por exemplo, em uma região em que cobra R$500,00 e vice-versa. Cobrar mais caro deixa a caixa fechada ou com uma alta rotação de inquilinos, assim como cobrar barato pode não cobrir os custos exigidos da região, como IPTU, por exemplo.

Contrato de aluguel e recibo de pagamento são necessários?

Para quem aluga a casa, o contrato é uma segurança de que a casa será devolvida conforme foi entregue, assim como garante juros e dia fixo de pagamento.

Alguns locatórios gostam de incluir no contrato que o IPTU é do inquilino no momento, mas é uma cobrança ilegal. Todas as taxas que incidem sobre a casa são obrigações do proprietário, ficando ao encargo do inquilino as contas mensais de seu consumo e consertos da casa por estragos feitos por eles.

O recibo é o comprovante de renda do inquilino, além de servir de comprovação se o mês que está sendo cobrado realmente não foi pago. O ideal é não confiar na própria memória, pois pessoas tendem a confundir.

 

Quando a casa é bem cuidada e o locatório continua investindo, não ficando apenas com um aluguel, ainda é um bom investimento. Existem pessoas que só vivem das rendas de seus aluguéis, mas investem em casas variadas, de tamanhos variados. Você pode começar com um andar em cima da sua casa mesmo, não tem problema.